26.6 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Análise em laboratório encontra até 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos em latinha de bebida
Geral

Análise em laboratório encontra até 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos em latinha de bebida

A análise laboratorial em 31 latinhas de bebidas como cerveja, refrigerante e suco compradas em diversos comércios de Campinas (SP) encontrou milhares de micro-organismos que podem causar prejuízos à saúde. Em apenas um dos produtos foram localizados 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos e, em outro, 12 mil bactérias e 2,6 mil fungos.

As bebidas estavam em geladeiras e prateleiras de supermercados, padarias, postos de combustíveis e bares. Do total, 29 latinhas apresentaram micro-organismos na tampa, onde ocorre o contato com a boca, segundo a análise da doutora em ciências de alimentos Rosana Siqueira.

O material retirado das tampas com cotonetes foi colocado em estufa durante alguns dias. Dentre os micro-organismos encontrados, a pesquisadora dá destaque para os coliformes fecais, o que indica a presença de fezes nas latas.

“Diarreia, pode ter vômitos, febre, dores abdominais. Problemas como conjuntivite, otite ou até mesmo infecção urinária”, lista a doutora como possíveis resultados do contato humano com os micro-organismos.

Em época de carnaval, muitos foliões optam por comprar as bebidas diretamente nos blocos ou nos comércios por onde a folia passa. Segundo Siqueira, o uso de papel para limpar a tampa das latas até ajuda, mas não é suficiente para remover toda a sujeira.

Ela também alerta para o uso de copos. “O copo, se você não limpou a latinha, não adianta, você vai consumir, ingerir os micro-organismos da mesma maneira”.

Posts relacionados

Sindicato acusa criação de cargos comissionados na Codevasf no meio da pandemia do Coronavírus

Redação Remanso News

Inusitado: Ainda repercute suposto caso de um vereador flagrado com mulher casada

Redação Remanso News

SUS divulga novo medicamento para portador

Redação Remanso News

Globo teria plagiado instituição em nova logo do Criança Esperança

Redação Remanso News

Remanso: Pré-candidato Zé Filho é convidado para almoço e recebe apoio do Ex-vereador Renatinho e familiares

Redação Remanso News

Prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem começa nesta segunda-feira (02)

Redação Remanso News

Deixe um comentário