26.8 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • É hoje! Salvador abre oficialmente a temporada da folia
Bahia

É hoje! Salvador abre oficialmente a temporada da folia

Acabou a expectativa. A partir do início da noite de hoje, até as primeiras horas da Quarta-feira de Cinzas, Salvador será tomada pela alegria, pela animação e, principalmente, pela música que virá dos potentes trios elétricos e das mais 300 atrações que vão agitar baianos e turistas durante os sete dias de festa – são 43 somente hoje nos circuitos Dodô e Osmar. É só botar a fantasia (ou o abadá) e curtir muito o Carnaval.

Após a entrega das chaves da cidade pelo prefeito ACM Neto – o governador Rui Costa também é esperado para a ocasião – e o anúncio por parte do Rei Momo, Dilson Chagas, da abertura da folia, em evento que vai acontecer no Farol da Barra, a festa começa com um show do “cacique” Carlinhos Brown, que volta ao Carnaval de Salvador após ausência em 2019. Ele vai comandar um grande desfile com cerca de 150 percussionistas do Movimento Percussivo Timbaleira Drummers, no Circuito Barra/Ondina, sobre um “Pranchão”, ficando mais próximo do público.

Além de Brown, tocam no Circuito Dodô, como este também é conhecido, nesta quinta-feira, grandes nomes da axé music como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Claudia Leitte, Harmonia do Samba, Banda Eva, Mudei de Nome, Denny Denan, La Fúria, O Poeta, Rafa e Pipo Marques, Lincoln e Duas Medidas, Araketu e Chiclete com Banana. Isso sem contar as passagens de Bell Marques, Solange Almeida, Cheiro e Babado Novo. E o melhor é que todas essas atrações serão para o folião pipoca.

Já no Circuito Osmar (Campo Grande), a tradição se mantém com o desfile dos trios de samba, a exemplo dos blocos Alerta Geral (Xande de Pilares, Delcio Luiz, Miudinho), Amor e Paixão (Nelson Rufino, Batifun, Fora da Mídia e Dudu Nobre) e Pagode Total (É o Tchan, Molejo, Salgadinho e banda Pagode Total). Também passam hoje pela Avenida o “gigante” Léo Santana, a banda Psirico e a banda Armandinho, Dodô e Osmar, que deve relembrar sucessos de antigos carnavais ao som da guitarra baiana. A programação completa de todos os circuitos da folia de Salvador pode ser conferida no site: www.curtacarnaval.com.br.

Na manhã de ontem, durante vistoria das obras na Avenida Sete de Setembro, que devem ficar prontas no mês de maio, o prefeito ACM Neto disse que os foliões não terão problemas em curtir a região que faz parte do Circuito Osmar. “Quando a gente começou a obra, já sabíamos que seria necessário ter um plano de ataque à obra, de maneira que quando viesse o carnaval, a gente teria que suspender a obra. Mas, a galera vai poder curtir sem nenhum problema”, afirmou o gestor municipal.

PREFEITURA

Para os cerca de 854 mil visitantes que forem curtir o Carnaval de Salvador, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), – isso sem contar com os moradores da capital baiana que curtem a folia – uma estrutura de serviços foi montada pela prefeitura em diversos segmentos para atender a todos os foliões.

Na saúde, a Secretaria Municipal (SMS) contará com cerca de 1.500 profissionais durante o período da folia. Será montada uma estrutura de dez Módulos Assistenciais funcionando 24 horas nos circuitos oficiais da festa. Essas unidades contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda do SAMU 192 e das emergências e hospitais. Além disso, serão 115 médicos na operação, bem como cinco equipes de cirurgia bucomaxilofacial.

Na parte de transporte, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), os coletivos funcionarão com frota total, englobando cerca de 400 linhas de ônibus e 2.300 veículos em três faixas horárias. Do total de linhas, cerca de 90 estarão em operação especial 24h horas, para garantir a oferta de transporte principalmente na madrugada. Isso acontecerá durante todos os dias da festa. A partir de hoje, a secretaria vai ampliar o atendimento de 26 linhas até a Estação da Lapa, entre 0h até 4h, quando o metrô interrompe os serviços.

No trânsito, haverá a restrição à circulação e estacionamento de veículos no entorno dos circuitos da festa. Este ano, a autarquia implantou uma tag nos adesivos distribuídos aos moradores das zonas restrições, em parceria com a Veloe, uma das patrocinadoras do Carnaval, que possibilitará o controle eletrônico de acesso aos portais nessas áreas. Além disso, as credenciais contêm o registro da placa do veículo. Conforme a Transalvador, foram mantidas as cinco zonas de restrição de acesso veicular, subdivididas em 12 subzonas e com numeração sequenciada. Quem quiser de carro para o evento, a Prefeitura vai oferecer 2.600 vagas de Zona Azul em locais como a Garibaldi, Comércio, Barris, entre outros.

“A abertura oficial do Carnaval é mais do que um símbolo importante desta grande festa. Quando prefeito entrega as chaves ao Rei Momo, respeitando a tradição momesca, nós não estamos simbolizando apenas o início da folia, mas, sobretudo, o início do que é mais significativo da nossa festividade que é a música, a cultura e toda essa composição de conteúdo que o Carnaval representa para as nossas entidades carnavalescas”, afirmou Cláudio Tinoco, secretário municipal de Cultura e Turismo.

GOVERNO

Por parte do Governo do Estado, também serão promovidas ações em áreas como segurança e saúde. Para garantir a tranqüilidade dos foliões, a gestão estadual investiu R$ 45,5 milhões, através da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com destaque para o uso da tecnologia.

Serão 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24 horas por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI). Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o COI. O esquema de policiamento vai contar com 27 mil policiais. O sistema de Reconhecimento Facial também será ampliado no Carnaval. As câmeras estarão espalhadas em pontos estratégicos dos circuitos.

No segmento de saúde, a Sesab vai investir erca de R$ 2 milhões em ações relacionadas ao Carnaval de 2020. Haverá o reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, a instalação de três unidades de saúde nos circuitos de Salvador e Porto Seguro para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a distribuição de preservativos, além de campanhas educativas que visam à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e à doação de sangue.

Para os turistas que chegarem pelos principais terminais da cidade, como porto e aeroporto, a Secretaria do Turismo (Setur) promoverá receptivo nos terminais de desembarque. Nos dias 20 e 21 de fevereiro, das 10h20 às 12h, o órgão faz um receptivo no aeroporto de Salvador, nos saguões interno e externo do desembarque nacional, com banda de sopro itinerante, e baianas distribuindo fitinhas do Bonfim. Nos dias 24 e 25, a mesma ação será feita no porto da capital baiana. Além disso, guias e monitores de atendimento também estarão nos principais pontos da festa em todo o estado.

“A nossa expectativa é a melhor possível, não apenas na capital, mas também em todo o estado da Bahia, existem diversos municípios que o Estado está apoiando, como Alcobaça, Prado e Maragogipe. Temos certeza de que vamos ter ocupação plena na capital e nos grandes destinos do interior”, informou Fausto Franco, secretário estadual de Turismo.

TRBN

Posts relacionados

Bahia é um dos estados de pior cobertura da vacina contra o sarampo

Redação Remanso News

Bahia registrou 47 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos

Redação Remanso News

Vale-alimentação estudantil pode ser retirado em qualquer dia da semana, informa governo do Estado

Redação Remanso News

Renegociação de dívidas pode ajudar a manter negócios de produtores rurais na Bahia

Redação Remanso News

Segunda dose da Coronavac começa a ser aplicada na próxima segunda-feira (15)

Redação Remanso News

Polícia contabiliza 79 ocorrências de crimes eleitorais em toda a Bahia

Redação Remanso News

Deixe um comentário