27.5 C
Remanso, BR
6 de junho de 2020
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Covid-19: Novo decreto permite reabertura parcial do comércio de Remanso
Destaque Remanso Remanso-Bahia

Covid-19: Novo decreto permite reabertura parcial do comércio de Remanso

O prefeito de Remanso, Jose Clementino de Carvalho Filho, assinou na tarde dessa quinta-feira (02), o  decreto n° 2601/2020 ampliando as atividades e serviços essenciais de que trata do decreto anterior de prevenção, referente ao fechamento do comércio. O novo decreto, que tem como principal objetivo evitar o desabastecimento do município. Entra em vigor a partir dessa sexta-feira 03 de abril.

No novo texto autoriza a abertura e funcionamento das feiras livres, consultórios, clinicas, laboratórios ou outros estabelecimentos de saúde, farmácias, supermercados, mercearias, açougues e similares, postos de combustíveis, distribuição de gás e água, impresa e serviços de comunicação, borracharias, oficinas mecânicas, serviços de guinchos, chaveiros, lojas de peças e material de construção. Qualquer estabelecimento também pode realizar vendas online, desde que entregue em domicílio.

Para atividades religiosas o decreto recomenda: As reuniões de cunho religioso como cultos e missas, poderão ser realizados, respeitando dentre as recomendações de prevenção, o limite de ate 30 pessoas afim de evitar aglomerações.

Também fica permitida a abertura de restaurantes localizados nas margens das entradas e saídas da circunscrição do município de Remanso, apenas para o fornecimento de marmitas, com o objetivo de alimentar os caminhoneiros que abastecem diariamente a cidade. “Vale lembrar que todos esses estabelecimentos estão condicionados às regras sanitárias e devem cumprir uma série de requisitos especiais durante esse período único que vivemos no mundo”, comenta o prefeito.

Exigências: Entre as obrigações exigidas dos estabelecimentos que abrirem as portas estão à disponibilidade de álcool em gel 70% em locais estratégicos das lojas para utilização de funcionários e clientes, utilização de máscara descartável para os funcionários, realização da desinfecção periódica de maçanetas e corrimão ao longo do dia, sinalização dos locais de espera em filas com fitas adesivas para distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.

O prefeito ressaltou que essa ampliação dos serviços não é uma mudança na orientação e que as pessoas devem permanecer em quarentena, sem sair de casa, pelo maior tempo possível. “Estamos pedindo a união das pessoas. As mudanças foram feitas porque achamos melhor no momento, mas podem ser modificadas conforme a necessidade. O isolamento continua e pedimos que a população permaneça em casa”, acrescenta.

Outros estabelecimentos como academia bem como a realização de eventos de qualquer natureza (publico ou privado), que aglomerem pessoas, não são contemplados pelo decreto e continuam suspensos.

Veículos de passageiros e fretamento: Permanecem suspensa a circulação de veículos de transportes de passageiros, nas modalidades regulares e fretamento (transporte coletivo), entre os municípios de Remanso a Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, São Raimundo Nonato- PI, Juazeiro-BA e Petrolina-PE, bem como veículos de transportes de passageiros do estado de São Paulo-SP, Brasília-DF e outros estados.

Fiscalização: A equipe da vigilância sanitária fiscalizará o cumprimento do decreto periodicamente pela cidade. “Entendemos que o momento é difícil, por isso inicialmente trabalhamos com a orientação. Caso se repita haverá a notificação e eventualmente o fechamento do estabelecimento. Mas não é a nossa intenção prejudicar o comerciante. A intenção é prevenir à covid-19 juntos”, complementa.

Aulas: As aulas no município permanecem suspensas. O atual decreto não altera em nada, e as atividades escolares continuam suspensas. “Temos condições totais de completarmos o ano letivo em outro momento. As aulas permanecem suspensas por enquanto” disse o prefeito.


Confira o decreto em anexo: https://www.remansonews.com/wp-content/uploads/2020/04/Decreto-2601-202020200402_10491907-4.pdf

Posts relacionados

Ciro Gomes xinga promotor que o indiciou por injúria racial

Redação Remanso News

MP denuncia ex-diretores do Dnit e dos Correios por suposto prejuízo Eles são acusados de não cobrar multas de caminhões que trafegaram com excesso de peso pelas rodovias do país

Redação Remanso News

Prefeituras de Remanso, Campo A. de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé, Casa Nova, Juazeiro e região recebem nesta sexta-feira (08), primeiro FPM de fevereiro, o repasse apresenta queda de 2,37%

Redação Remanso News

Polícia Federal indicia 19 por ‘venda’ de medidas provisórias

Redação Remanso News

Pré-candidatos podem iniciar financiamento coletivo a partir desta terça-feira (15)

Redação Remanso News

Eleitores em Situação Irregular Terão Título Cancelado após 4 de Maio

Redação Remanso News

Deixe um comentário