27.5 C
Remanso, BR
6 de junho de 2020
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Trabalho a distância mantém auditoria do TCE/BA atuante
Notícias

Trabalho a distância mantém auditoria do TCE/BA atuante

Apesar de estarem atentos ao recolhimento social, determinado como forma de contribuir para reduzir o avanço do Coronavírus, o Cvid-19, os auditores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e demais servidores que atuam na Superintendência Técnica (Sutec) e Coordenadorias de Controle Externo (CCEs) seguem realizando seus trabalhos a distância, fazendo uso dos recursos de tecnologia da informação.

Nas CCEs, os auditores seguem instruindo diligências, denúncias e prestações de contas de convênios, além de realizar procedimentos para a instrução do Relatório e Parecer Prévio das Contas do Chefe do Poder Executivo.

Preparam ainda o planejamento das demais auditorias que serão realizadas este ano e seguem com os procedimentos para auditorias de prestações de contas de jurisdicionados cuja documentação já dispunham.

De forma remota, em seus lares, os auditores fazem a coleta de dados necessários acessando os sistemas de informação governamental e, principalmente, com o uso do Mirante – Sistema de Observação de Contas Públicas, desenvolvido pelo TCE. Os resultados dos trabalhos auditoriais são registrados no SGA – Sistema de Gerenciamento da Auditoria, e a evolução é monitorada pelo sistema Maestro – Monitor de Ações Estratégicas e Operacionais.

Muitos processos concluídos nos últimos dias foram tramitados também remotamente com o uso do Proinfo – Sistema de Processo Eletrônico do TCE/BA. 

 Ciente das dificuldades enfrentadas nesse momento pelos gestores públicos, os auditores têm evitado demandá-los com pedidos de informações e documentos, já que muitos órgãos e entidades reduziram a presença local de servidores, além de terem demandas mais urgentes para o enfrentamento da pandemia do Covid-19 no estado da Bahia.

Paralelamente, a Sutec está acompanhando as publicações de contratações e a realização de despesas governamentais nesse período de calamidade pública, fazendo uso da inteligência auditorial para o monitoramento dos gastos públicos, informações que serão posteriormente encaminhadas às Coordenadorias de Controle Externo.

 Apesar de representar uma novidade para todos, tem sido rápida a adaptação dos servidores ao trabalho remoto. O auditor estadual de Controle Externo Kléber Miranda Morgado (1ª CCE)não encontrou dificuldades para a realização do serviço de forma remota. E entende que, de modo assertivo, o TCE/BA adotou medidas preventivas e emergenciais com o objetivo de preservar a saúde de seus servidores e familiares, além de racionalizar e priorizar o emprego dos gastos públicos à medida que se acentuava o grau de agravamento da pandemia.

Já o analista de Gestão Pública Gabriel Barbosa Moreira, que atua como assistente da Sutec, destaca que conseguiu se adaptar bem à nova rotina. “No meu caso, o trabalho remoto se mostrou viável, pois os sistemas que utilizo (Mirante e Proinfo) são acessados via internet, sem maiores dificuldades. Além disso, o TCE/BA disponibiliza a Plataforma TCE Conecta, um ambiente de colaboração corporativa que permite a edição compartilhada de documentos, criação de comunidades de discussão de temas técnicos, além de possibilitar o armazenamento de arquivos em nuvem. Todas essas ferramentas contribuem para uma maior interação com a equipe de trabalho”, concluiu Gabriel Moreira.

Ascom TCE

Posts relacionados

Município de Casa Nova avança com a criação do Conselho Municipal de Cultura

Redação Remanso News

Após 59 anos de era Castro, Cuba empossa Miguel Díaz-Canel como presidente

Redação Remanso News

Alunos de escolas municipais voltam às aulas nesta quinta-Feira (02) em Remanso

Redação Remanso News

SAIU AGORA! Juiz cassa mandato do prefeito de Dirceu Arcoverde-PI “Carlão do Feijão”

Redação Remanso News

Campanha de vacinação contra Influenza começa dia 04 de maio em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Policia Militar e Poliçia Civil em operação conjunta Prende traficante em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário