27.5 C
Remanso, BR
6 de junho de 2020
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Urgente: Chesf alerta para não ocupação das margens do rio São Francisco
Destaque

Urgente: Chesf alerta para não ocupação das margens do rio São Francisco

Sobradinho – A Usina Hidrelétrica de Sobradinho tem capacidade total de 1050 megawatts, mas com a falta de água só tem sido possível gerar cerca de 160 megawatts (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A prefeitura de Juazeiro encaminha carta circular enviada atendendo à solicitação do Corpo de Bombeiros de Juazeiro e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), para conhecimento da população de Juazeiro e região, em especial a ribeirinha. 

Confira nota: Vazões defluentes das UHE de Sobradinho e Xingó

Prezado(a) Senhor(a),
Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, comunicamos que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe, através do Ofício SEDURBS 269/2020 de 04/04/2020 apresentou a necessidade da elevação da defluência da UHE Xingó para o patamar de 1.300 m³/s a partir do dia 05/04/2020, em virtude do elevado teor de turbidez nas águas do Baixo São Francisco, devido às fortes chuvas ocorridas nos estados de Alagoas e Sergipe, ocasionando o desabastecimento de água para consumo humano em várias cidades, inclusive parte de Aracaju, conforme informado no referido ofício.

Desta forma, salienta-se que a partir de hoje, 05/04/2020, a defluência média diária da UHE Xingó evoluirá para o patamar de uma vazão média diária de 1.300 m³/s.
Com relação à defluência média diária da UHE Sobradinho, esta será praticada a fim de manter o Reservatório de Itaparica em no mínimo, 30% Volume Util.

Observa-se ainda que esta operação deverá perdurar até que a qualidade da água volte aos padrões normais de consumo para abastecimento público, momento em que deverá retornar à prática operacional informada através da Carta – Circular 009/2020, de 30/03/2020.

É fundamental chamar atenção para o fato de que a depender das condições de atendimento ao SIN, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó acima dos valores supracitados. Neste sentido, evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio.

Solicitamos a V.Sa. a ampla divulgação junto às comunidades ribeirinhas.
Atenciosamente, Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino Superintendente de Operação – SOO 

Por Rede GN/ Foto Agencia Brasil

Posts relacionados

Remanso: Zé Filho 55 reúne uma verdadeira multidão em seu último Comício de enceramento da Campanha

Redação Remanso News

Câmara quer aprovar lista fechada até maio

Redação Remanso News

Salário mínimo será de R$ 979 em 2018

Redação Remanso News

Prefeitura de Remanso realizou festa de aniversário da cidade

Redação Remanso News

Prazo para inclusão de idosos e pessoas com deficiência beneficiários do BPC no CadÚnico se encerra dia 31 de dezembro

Redação Remanso News

Pesquisa aponta que 94% dos eleitores não se sentem representados por Daniel Bramatti | Estadão Conteúd

Redação Remanso News

Deixe um comentário