30.6 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Sobradinho
  • Covid 19: Secretaria de Saúde de Sobradinho faz um balanço da situação epidemiológica no município
Sobradinho

Covid 19: Secretaria de Saúde de Sobradinho faz um balanço da situação epidemiológica no município

Em novo boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Sobradinho, informou a confirmação do primeiro caso do Novo Coronavírus (COVID 19) no município.

O paciente foi regulado para outro município, a fim de fazer um tratamento de outra enfermidade, quando passou a apresentar sintomas gripais. A equipe médica submeteu o paciente a testagem para o novo coronavírus e o exame realizado pelo Lacen, resultou em positivo.

Até o momento, o paciente encontra-se assintomático e já em fase de receber alta hospitalar. O mesmo ficará em isolamento domiciliar até que esteja totalmente curado. A equipe da saúde, em Sobradinho, está monitorando os familiares do paciente, que também já foram testados para a Covid 19.

A Secretaria Municipal de Saúde, também tomou conhecimento, através do e-SUS- VE, sistema que estrutura as informações da Vigilância Epidemiológica em nível nacional, de outro paciente no Rio de Janeiro, mas com documentação de Sobradinho, testado positivo para Covid 19.

De imediato a Vigilância de Saúde do município realizou uma busca ativa para identificar o paciente. Trata-se de um homem que atualmente mora e trabalha no Estado do Rio de Janeiro e tem familiares morando em Sobradinho. Ele apresentou os sintomas no dia 29 de abril, cumpriu a quarentena no Rio de Janeiro e já está clinicamente curado.

” Conseguimos identificar o paciente, através dos seus familiares que residem em Sobradinho. Como o cartão do SUS dele constava Sobradinho, como seu município de origem, no e-SUS VE havia o registro do caso como sendo do nosso município. No entanto, esclareço que este paciente não esteve na cidade durante seu período de contaminação. Felizmente, passados os 14 dias de quarentena, ele está clinicamente curado”, explicou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

Até o momento, Sobradinho registra dois casos em investigação para a COVID 19. Dez pessoas foram testadas, sendo 6 casos descartados, dois caso confirmado, contando com o paciente morador do Rio de Janeiro, clinicamente curado. Todos os pacientes suspeitos estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.

O idoso, que já tinha outros problemas de saúde, foi internado em uma ala isolada, preparada exclusivamente para atendimento a pacientes com a Covid 19, no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, teve resultado negativo para Covid-19 e já recebeu alta hospitalar.

” Nós, que fazemos a Secretaria de Saúde, estamos vigilantes e monitorando todos os pacientes suspeitos e seus familiares. Sabemos que este é um momento de preocupação e tensão para todos nós, mas quero aqui tranquilizar a população, pois não há motivo para pânico. O município foi enérgico na adoção das medidas restitivas e isso nos coloca numa posição mais tranquila em relação a pandemia. Além disso, estamos trabalhando 24 horas no acompanhamento de possíveis casos e agindo de forma rápida na testagem e monitoramento dos pacientes e seus familiares. Reforço o apelo para que a comunidade colabore e permaneça em casa, mantendo o distanciamento social, a higienização das mãos e superfícies e, caso seja necessário ir a rua, que utilize máscaras caseiras”, alertou a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.

Para síndrome gripal, as Unidades Básicas de Saúde realizaram 46 notificações,sendo que 06 foram descartadas por testagem, 28 receberam alta clínica após o acompanhamento domiciliar por 14 dias, feito pelas equipes compostas por profissionais da saúde e 12 permanecem em monitoramento diário, além de 126 pessoas que chegaram para o município em viagem nos últimos dias, estão cumprindo a quarentena e seguem acompanhados presencialmente em seus domicílios.

Para H1N1 os dados permanecem inalterados, ou seja, 05 pessoas foram testadas, sendo que 01 caso foi confirmado e curado, 02 foram descartados por testarem negativo para H1N1 e outros 02 casos permanecem em investigação.

Ascom PMS

Posts relacionados

Chuva melhora nível de reservatórios e traz alívio na conta de luz em janeiro

Redação Remanso News

Forró do Vaqueiro de Sobradinho: Sucesso absoluto

Redação Remanso News

Ana e Chesf emitem notas desencontradas sobre a defluência em Sobradinho

Redação Remanso News

Escola de Sobradinho é selecionada para Concurso de Redação: O Brasil e os Jogos Olímpicos

Redação Remanso News

Secretaria de saúde de Sobradinho convoca jovens adultos para vacinação contra o sarampo

Redação Remanso News

Chesf Mostra Preocupação Com Vazões Reduzidas De Sobradinho

Redação Remanso News

Deixe um comentário