28.1 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Desemprego atinge mais de 12 milhões de brasileiros, diz IBGE
Brasil

Desemprego atinge mais de 12 milhões de brasileiros, diz IBGE

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já tem 12,8 milhões de desempregados, sendo que 3,1 milhões são de pessoas que estão em busca de emprego há pelo menos dois anos. Diante do cenário, o administrador e professor da UNINASSAU Petrolina, Marcos Araújo, traz dicas para recolocação profissional.
Um dos pontos abordados por Marcos é a importância da qualificação continuada. “A especialização, a busca por novos conhecimentos são essenciais, mas nesse período de pandemia essa necessidade se potencializa. Então, é importante fazer cursos, buscar os canais certos de contratação, manter o currículo atualizado, ampliar as redes de relacionamento. A oferta de cursos online e gratuitos é gigantesca nesse momento, então é preciso aproveitar”, pontua.

Outra dica é desenvolver habilidades hard skills e soft skills visando à vantagem competitiva. “As “hard” são as habilidades técnicas que aprendemos em sala de aula, em cursos, ou seja, ligadas ao nosso fazer profissional. Já as “soft” são as habilidades comportamentais e que podem ser um diferencial em uma seleção, algumas dessas habilidades são: liderança, comunicação, criatividade, proatividade entre outras”, destaca Marcos.
A crise e a falta de oportunidade também desenvolvem novos empreendedores. Marcos acrescenta que é preciso conhecimento na hora de empreender para que os acertos sejam maiores que as perdas. “Muitas pessoas durante uma crise buscam empreender e, nesse processo, é preciso também buscar conhecimento na área, fazer cursos, desenvolver uma visão mais aprimorada sobre gestão. A intenção é quando colocada em prática a oportunidade de negócio tenha maior êxito”.
A dica é: seja buscando uma nova recolocação profissional, seja sendo o dono do próprio negócio é importante a busca por conhecimento para entregar um resultado com significado e valor, alinhando competências técnicas e competências comportamentais.

O Itinerante

Posts relacionados

Cunha é excluído de grupo do PMDB no WhatsApp logo após ser preso

Redação Remanso News

Projeto prevê consultar a lista da fila de espera de cirurgias pela internet

Redação Remanso News

Ex-presidente Lula se entrega à Polícia Federal

Redação Remanso News

MEC não está emitindo novas identidades estudantis (IDs). As carteiras digitais de estudante continuam suspensas

Redação Remanso News

TSE cancela título de 2,5 milhões de eleitores com irregularidades

Redação Remanso News

Lula monta conselho político para eventual candidatura

Redação Remanso News

Deixe um comentário