24.1 C
Remanso, BR
5 de julho de 2020
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Coronavírus: Aumento de casos leva MP a recomendar fechamento do comércio não essencial em Juazeiro
Juazeiro

Coronavírus: Aumento de casos leva MP a recomendar fechamento do comércio não essencial em Juazeiro

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 18, ao Município de Juazeiro a fechar os estabelecimentos e suspender todas as atividades comerciais consideradas não essenciais na cidade, cuja reabertura foi autorizada por decreto municipal publicado no último dia 29 de maio.

Na recomendação, a promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues orientou que, caso o governo municipal decida manter os serviços abertos, a Prefeitura deve apresentar justificativa técnica baseada em evidências científicas, inclusive com projeção de cenários, que apontem para situação epidemiológica favorável à flexibilização no comércio das medidas restritivas decorrentes da pandemia da Covid-19.

Os dados apresentados na recomendação apontam para um quadro epidemiológico desfavorável. Conforme os últimos boletins informativos, o número de casos confirmados saltou de 79 para 267, um aumento de 237% em 16 dias, com as mortes pela doença saindo de cinco para 12 casos. Somente em 48 horas, do dia 15 para 16 de junho, houve aumento de 42 pessoas contaminadas confirmadas.

A promotora de Justiça destacou que a Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia se manifestou contrária a reabertura autorizada pelo decreto. Rita de Cássia apontou ainda que a ocupação dos leitos para tratamento de Covid-19 nas unidades hospitalares do município, que atendem a outras 53 cidades da região, têm apresentado diariamente ocupação superior a 80%.

Conforme a recomendação, o próprio plano de retomada de Juazeiro prevê reavaliação da flexibilização das medidas restritivas quando essa ocupação alcança 70%.

Cecom MP-BA Foto de arquivo do GJ

Posts relacionados

Operação ‘Ameaça Fantasma’: PF cumpre mandados de prisão em Sento Sé e Juazeiro

Redação Remanso News

Juazeiro é a única cidade baiana selecionada para participar do programa de apoio a concessões municipais do governo federal

Redação Remanso News

Sindicato dos Bancários de Juazeiro e região cobra da gestão municipal o fechamento temporário das agências bancárias do município

Redação Remanso News

Câmara de Juazeiro aprova orçamento do município para 2019, em última sessão do ano

Redação Remanso News

Festival Internacional da Sanfona chega à quinta edição em Juazeiro

Redação Remanso News

Secretária de Educação se reúne com o bispo de Juazeiro para planejar ações dentro da programação da Caminhada da Paz

Redação Remanso News

Deixe um comentário