25.3 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Nível da capacidade útil da barragem de Sobradinho na véspera de São João, 23 de junho será de 89,86%
Geral

Nível da capacidade útil da barragem de Sobradinho na véspera de São João, 23 de junho será de 89,86%

O mês de abril e maio, as informações foram positivas, o momento histórico, depois de 11 anos, os reservatórios do Nordeste, em especial os da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), voltaram a atingir volume útil maiores que 90%. No Rio São Francisco, Sobradinho e Boa Esperança, no Rio Parnaíba, atingiu 100%.

Atualmente o Reservatório de Itaparica, em Pernambuco, passa por um processo de transferência de água, recebendo volume de Sobradinho (BA), para equilibrar os níveis dos reservatórios do São Francisco. O objetivo é elevar o volume de Itaparica a 90% de sua capacidade.

Desta forma, ao longo dos meses de maio e junho, a Chesf, juntamente com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, realiza ações nesse sentido, com a expectativa de atingir o nível de armazenamento determinado.

No dia 23 de junho, véspera de São João, o volume útil da Barragem de Sobradinho, que vem diminuindo, depois de ter atingido 95%, vai chegar a 89,89%. A afluência (água que chega) é de 1.020 metros cúbicos por segundo e defluência (água que sai), 1600 metros cúbicos por segundo.

A reportagem da redeGn, esteve na Colônia de Pescadores do Angary e o nível da água continua subindo, todavia, de acordo com os moradores “não vai atingir as casas”.

A situação é de normalidade, de acordo com a assessoria de imprensa da Chesf e bastante favorável e esta situação possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico.

GN

Posts relacionados

Produtores do vale do São Francisco e Ana discutem os benefícios e impactos do dia do Rio

Redação Remanso News

Governo convoca 3.050 novos docentes para a rede estadual de ensino

Redação Remanso News

Expedição fotográfica percorrerá 54 cidades localizadas na calha do Rio São Francisco

Redação Remanso News

Fórum Mundial da Água aceita sugestões até 12 de março

Redação Remanso News

Percentual de cheques sem fundos bate recorde em março

Redação Remanso News

Prefeito Zé Filho participou da inauguração da Loja Pau Brasil Motos em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário