29 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Butantan planeja produzir 240 mi de doses da vacina contra coronavírus
Destaque

Butantan planeja produzir 240 mi de doses da vacina contra coronavírus

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (22) que o Instituto Butantan vai abrir um canal de doações para arrecadar até R$ 130 milhões. A reportagem é do R7

O objetivo é ampliar a fabrica de vacinas que produzirá a Coronavac — potencial imunizante contra o coronavírus que está sendo desenvolvido em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech.

“Hoje, iniciamos um programa de solicitação de doações ao Instituto Butantan para que ele possa arrecadar R$ 130 milhões e rapidamente investir em equipamentos, tecnologia, para ampliar sua capacidade de produção, que hoje já é de 120 milhões de unidades da Coronavac.”

Segundo Doria, a ampliação da capacidade do Butantan permitirá a fabricação de 240 milhões de doses “para podermos atender à totalidade dos brasileiros”.

Leia também: ‘Quem critica vacina da China usa tecnologia chinesa’, diz pesquisador

Ontem, os primeiros dos 9.000 voluntários que integram a terceira fase de testes clínicos da vacina receberam a primeira dose. A segunda dose será aplicada daqui a duas semanas.

Essa fase da pesquisa deve embasar, a depender dos resultados, o pedido de autorização emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso da vacina no Brasil.

Doria acrescentou que se outras vacinas estiverem disponíveis, o Butantan terá condições de exportar a Coronavac para países da América Latina.

“Havendo uma segunda vacina,ou uma terceira, o que será bem-vindo, não há nenhum problema, o Butantan estará exportando a Coronavac para países vizinhos do continente latino-americano, para ajudar povos vizinhos e irmãos que fazem fronteira ou não com o Brasil.”

Os estudos da Sinovac para desenvolver uma vacina contra o coronavírus começaram em 2003, após a China sofrer uma epidemia de SARS, vírus muito semelhante ao que causa a covid-19.

Quando a pandemia atual surgiu, a empresa adaptou a pesquisa de uma vacina para o novo vírus. As fases 1 e 2 dos testes clínicos foram feitas na China.

A opção do Brasil como local para realização da terceira etapa — uma espécie de reta final antes da aprovação por órgãos reguladores — ocorreu por meio de uma parceria com o Instituto Butantan.

Por ter circulação intensa do vírus, o que não ocorre mais em muitos países da Ásia e Europa, o Brasil é considerado por especialistas como um local adequado para se ter respostas rápidas da eficácia de uma vacina.

A Organização Mundial da Saúde considera a vacina da Sinovac Biotech uma das dez mais avançadas do mundo, juntamente com a produzida no Reino Unido pela Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca, e a da Moderna, nos Estados Unidos.

Posts relacionados

Aneel recebe sugestões para atualização das bandeiras tarifárias

Redação Remanso News

Remanso, Campo A. de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé, Casa Nova, Juazeiro e outros municípios podem receber o pagamento do Garantia-Safra 2017/2018 em março

Redação Remanso News

Câmara conclui votação de MP que compensa hidrelétricas pela seca

Redação Remanso News

‘Homossexualidade na Igreja me preocupa’, diz Papa Francisco

Redação Remanso News

Reformulação do Bolsa Família inclui aumento de benefício e bônus a famílias

Redação Remanso News

PGR ingressa no STF contra pensão vitaliçia de Governadores Baianos

Redação Remanso News

Deixe um comentário