24.8 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Covid-19: Juazeiro ultrapassa dois mil casos de pessoas infectadas
Destaque Juazeiro

Covid-19: Juazeiro ultrapassa dois mil casos de pessoas infectadas

No boletim desta quarta-feira (22), a Secretaria da Saúde informou que Juazeiro chega a 2.039 pessoas que contraíram a Covid-19 na cidade com idades entre 01 e 85 anos. 

Juazeiro chega a 54 óbitos ocasionados pela COVID 19.

Juazeiro já realizou 10.806 exames sendo que 8.767 foram considerados descartados por apresentarem resultado negativo para a COVID 19. Dos 2.039 casos, 1.151 são do sexo feminino, 888 do sexo masculino, sendo 175 profissionais de saúde. Juazeiro tem 1.199 pessoas em isolamento domiciliar, 41 pacientes confirmados com a COVID 19 internados, 22 em leitos de UTI e 19 em leitos intermediários. 

No início desta semana,  pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) através do Grupo Modelos Matemáticos para Covid-19 (GMC-Vasf) divulgou  mostra que permanece uma tendência de aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e também do número de óbitos nos municípios.

Segundo os dados, o cenário estimado para a próxima sexta-feira (24), o número de infectados pela doença deverá variar entre 4.622 e 4.995 pessoas. Já o número de óbitos previsto para a mesma data irá variar em torno de 99 a 109 casos. De acordo com os dados do estudo, cerca de 60% da população da região estaria infectada pela Covid-19 na primeira semana de setembro. O boletim mais recente também confirmou as estimativas que haviam sido apontadas para a semana passada, período em que foram confirmados 3.602 casos de pessoas infectadas e 90 óbitos na região.

Um dos integrantes do GMC-Vasf, professor Paulo de Carvalho, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, explica que as estimativas que constam nos boletins, disponíveis no site do grupo de pesquisa, refletem a situação da região e são obtidas por meio de modelos matemáticos ajustados aos dados disponibilizados pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e Secretarias de Saúde das duas cidades. Ele esclarece que as medidas adotadas para o controle da doença não são sentidas de forma imediata. “Em média, as medidas adotadas levam 15 dias para surtir efeito. Portanto, os números mostram o impacto de ações que foram tomadas duas semanas antes, a exemplo de um afrouxamento no isolamento social ou de uma maior rigidez nestas ações”, observa.

Além do boletim semanal, o GMC-Vasf elabora um relatório mensal com uma análise mais abrangente e aprofundada sobre a situação da pandemia nas duas cidades,  Juazeiro e Petrolina, incluindo a disseminação da doença pelos bairros.

O estudo visa subsidiar o poder público com informações que podem contribuir para a elaboração de políticas públicas e estratégias de enfrentamento e combate ao novo coronavírus. “Os modelos apontam, com uma dada margem de segurança, as curvas características da disseminação da Covid-19, que têm um comportamento padrão já identificado no mundo inteiro. Dessa forma, é possível prever o período de ascensão, de estabilização e de decréscimo da doença”, diz Carvalho. A expectativa, segundo indicam os dados, é que o período de queda nos números da Covid-19 na região seja alcançado a partir do início de agosto.

Grupo multidisciplinar de pesquisadores que reúne docentes e estudantes de pós-graduação da Univasf, o GMC-Vasf deu início ao trabalho de análise dos dados em maio e a divulgação do primeiro boletim ocorreu em meados de junho. Os pesquisadores utilizam os números do “Report sobre o avanço do Covid-19 no Brasil e no mundo”, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), da Secretaria de Saúde de Juazeiro e do Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIN) da Univasf para analisar a evolução da pandemia de Covid-19 na região. Os dados da pesquisa são divulgados no site e nas redes sociais (Instagram,  YouTube e Twitter) do GMC-Vasf.

Fonte: RedeGN

Posts relacionados

Barroso: Eleições municipais não devem ser aglutinadas

Redação Remanso News

Casa Nova: Ex-prefeito Wilson Cota foi diagnosticado com Coronavirus

Redação Remanso News

Lei que pune clubes por atraso de salários é bem vista, mas precisa de ajustes

Redação Remanso News

jornada pedagógica 2015 começa nessa segunda-feira-23

Redação Remanso News

Vereador e Presidente da câmara denunciam falta de Segurança Pública em Casa Nova

Redação Remanso News

Prefeito eleito Zé Filho participa de missa na igreja Senhor do Bonfim em Salvador

Redação Remanso News

Deixe um comentário