25 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Eleições 2020: Convenções partidárias tem novos prazos e podem ser realizadas de forma virtual
Destaque Política

Eleições 2020: Convenções partidárias tem novos prazos e podem ser realizadas de forma virtual

O adiamento das eleições de 04 de outubro para 15 de novembro mexeu também com vários prazos do calendário eleitoral. Ficou definido que os prazos que venceriam após a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020 vão levar em conta a nova data da eleição.

Aqueles que vencem a partir de julho foram adiados por 42 dias e deu ensejo a um novo calendário eleitoral que será aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, na volta do recesso dos tribunais superiores, no início de agosto.

Para os pré-candidatos que apresentam programa de rádio e TV, o afastamento anteriormente estava previsto para 30 de junho, mas agora com a alteração na legislação passou para 11 de agosto. É a única exceção trazida no texto legal.

Entre os novos prazos: 31 de agosto a 16 de setembro para as convenções partidárias (que podem ser virtuais); 26 de setembro como data limite para partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro dos candidatos; 27 de setembro para o início da propaganda eleitoral, inclusive na internet; 09 de outubro para o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o primeiro turno; 27 de outubro para a divulgação, pelos partidos políticos, coligações e candidatos, de relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos recebidos e os gastos feitos; 15 de dezembro como data limite para encaminhamento à Justiça Eleitoral das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos; e 18 de dezembro como data limite para diplomação dos candidatos eleitos.

Todavia, a PEC aprovada pelo Congresso prevê que os prazos já vencidos não serão reabertos, como é o caso, por exemplo, do fechamento do cadastro eleitoral, que permitia a expedição ou transferência de título de eleitor somente até 6 de maio, ou para o prazo de filiação partidária para quem pretende disputar na próxima eleição municipal e precisava estar filiado até 4 de abril.

E, ainda, para os casos de desincompatibilização de quatro meses antes das eleições. A nova regra estipulou que não será reaberto, apesar de que, pela nova data da eleição, esse lapso temporal ainda não ocorreu. Neste último caso, alguns pretensos candidatos já estudam judicializar e tentar reverter esse impedimento na Justiça. Argumentos contra e a favor surgem das mais variadas correntes de estudiosos.

As informações são da Advogada especialista em Direito Eleitoral, Diana Câmara, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PE, membro fundadora e ex-presidente do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE), membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e autora de livros. 

Por: Diana Câmara advogada eleitoral

Posts relacionados

Após fim da obrigatoriedade do imposto sindical, CUT lança programa de demissão voluntária

Redação Remanso News

Prefeito de Campo Alegre de Lourdes Anuncia Gusttavo Lima como Atração Principal dos Festejos Municipais de 2024

Redação Remanso News

“Maldição” persegue nove ministros da Casa Civil

Redação Remanso News

Chuvas: “Maior desastre natural da história”, diz governador da Bahia

Redação Remanso News

Juazeiro e Salvador sediam plenárias eleitorais do comitê do São Francisco

Redação Remanso News

TSE reúne equipes de Bolsonaro e Haddad para discutir fake news

Redação Remanso News

14 Comentários

Deixe um comentário