28.1 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Sobradinho
  • Decreto Municipal estabelece critérios para funcionamento do setor alimentício e academias em Sobradinho
Sobradinho

Decreto Municipal estabelece critérios para funcionamento do setor alimentício e academias em Sobradinho

Nesta terça-feira (11) foi publicado Decreto Municipal definindo os critérios de segurança sanitária contra o novo coronavírus, que deverão ser seguidos pelos estabelecimentos do setor alimentício e academias, que retomaram as atividades ontem (10).

Os bares, restaurantes, lanchonetes e academias podem atender de forma presencial, sendo que com horários e condições restritos. As academias poderão funcionar até às 20 horas. Lanchonetes, restaurantes e bares, até às 22 horas. Os templos religiosos tiveram a capacidade aumentada para 40%.

O decreto determina que os estabelecimentos autorizados adotem medidas necessárias à higienização e à proteção dos clientes, como: aferição da temperatura na entrada desses estabelecimentos, e, caso o cliente apresente temperatura superior a 37,5ºC, deverá ser orientado a procurar a uma unidade de saúde;

A prefeitura concedeu um prazo de quinze dias, após publicação do decreto, para que os comerciantes adquiram o termômetro apropriado.

O uso de máscara é obrigatório para todos os clientes e funcionários, no interior do estabelecimento comercial, sendo dispensada apenas durante a ingestão de alimentos e bebidas; os comerciantes também deverão disponibilizar álcool em gel para clientes e funcionários. 

Os estabelecimentos deverão demarcar o posicionamento das mesas e redução do número para 30% da capacidade do local, mantendo-se distância mínima de 2,0 m (dois metros) entre elas, privilegiando a disposição de mesas em ambientes abertos quando o recinto permitir;

As academias também devem fazer o controle de temperatura no acesso, e atender com uma ocupação de 30% da sua capacidade, higienização permanente dos equipamentos, exigência do uso de máscaras e luvas pelos profissionais e frequentadores.

O decreto recomenda ainda que, pessoas acima dos 60 (sessenta) anos e crianças evitem frequentar esses estabelecimentos.

A Prefeitura de Sobradinho alerta que o não cumprimento dos protocolos de segurança e combate a covid-19 estabelecidos pelo município, poderá sujeitar o infrator às penalidades previstas na legislação municipal, inclusive, à cassação de licença de funcionamento.

“A decisão de flexibilizar o funcionamento destes setores foi baseada nos indicadores de baixo índice de óbitos, além do aumento da oferta de leitos de UTI e de enfermaria na Rede PEBA. Os dados que temos no momento permitem que avancemos mais um pouco na retomada da nossa economia. O último óbito registrado foi há um mês, no dia 7 de julho, e já constatamos um certo controle na propagação do vírus. No entanto, tudo neste momento deve ser feito com muita cautela, portanto insistimos na necessidade das pessoas permanecerem em casa para evitar a propagação do vírus”, disse o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Confira outras determinações do Decreto Municipal:

Decreto 047-2020 – COVID 

Ascom


Posts relacionados

Sobradinho: Prefeitura adquire novos equipamentos para o Hospital Maria Auxiliadora Carvalho Torres

Redação Remanso News

Nível do Reservatório de Sobradinho continua caindo

Redação Remanso News

Circula que secretária de saúde de Sobradinho pode ser transferida para outra Vila

Redação Remanso News

Sobradinho: Secretaria de Educação informa calendário de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino

Redação Remanso News

Chesf reduz vazão da barragem de Sobradinho nesta quinta-feira

Redação Remanso News

Chesf reduzirá vazão do Rio São Francisco e diz que barragem de Sobradinho vai operar no ‘volume morto’

Redação Remanso News

Deixe um comentário