24.5 C
Remanso, BR
28 de novembro de 2020
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Instabilidade desligou sistema energético que abastece o Amapá
Notícias

Instabilidade desligou sistema energético que abastece o Amapá

A instabilidade no sistema elétrico do Amapá fez com que o fornecimento energético se desligasse, interrompendo o abastecimento para 13 das 16 cidades amapaenses por três vezes na noite desta terça-feira (17). A informação sobre o novo blecaute que atingiu a capital, Macapá, ontem à noite, foi dada pelo Ministério de Minas e Energia, na manhã de hoje (18).

Segundo a pasta, o serviço foi interrompido às 20h27, após o repentino desligamento automático do transformador da subestação de Macapá e da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, localizada na cidade de Ferreira Gomes (AP). A subestação é operada pela empresa privada Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), pertencente ao grupo Gemini Energy. Já a usina é explorada pela Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte), uma subsidiária da estatal Eletrobras.

Outros dois desligamentos ocorreram às 21h03 e às 21h20, enquanto técnicos tentavam solucionar o problema. Ainda de acordo com o ministério, em função da instabilidade do sistema, demorou quase uma hora para que o serviço começasse a ser gradualmente restabelecido até atingir o mesmo patamar em que vinha operando antes do novo incidente, ou seja, com 80% da capacidade integral.

Segundo a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que é responsável por distribuir a energia elétrica para todo o estado e é controlada pelo governo estadual, o novo problema só foi contornado por volta da 1h da manhã de hoje (18), mas devido ao sistema de rodízio implementado em razão do desabastecimento que desde a noite do último dia 3 afeta o Amapá, em alguns bairros só houve luz a partir das 4h.

As causas do problema desta terça-feira ainda estão sendo apuradas. Em nota divulgada ontem à noite, a LMTE informou que o novo apagão não teve origem na linha de transmissão e que não houve nenhum problema no transformador instalado na subestação de Macapá. Já a Eletronorte informou que o desligamento da Usina Coaracy Nunes ocorreu “em decorrência de um evento externo, provavelmente no sistema de distribuição de energia elétrica”.

A CEA não comentou a alegação da Eletronorte quanto ao problema ter origem na distribuição. Em nota, a companhia reforçou que as causas do blecaute desta terça-feira (17) estão sendo apuradas.

Agência Brasil

Posts relacionados

Proibido de olhar celular de namorada, rapaz mata jovem com tiro no rosto

Redação Remanso News

Deputado Estadual Zó comemora os 41 anos da CODEVASF‏

Redação Remanso News

Prefeito de Remanso realiza trocas de secretários municipais

Redação Remanso News

Remanso:Pré-candidato Zé Filho PSD-55 recebeu em sua Casa o Pré-candidato a vereador Cristiano Marques e o empresário Yata Tur

Redação Remanso News

Notícias da cidade: Reforma e Revitalização no Grupo Escolar Princesa Isabel em Remanso

Redação Remanso News

Forças Armadas poderão atuar em presídios para reforçar segurança

Redação Remanso News

Deixe um comentário