30.6 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • STJ aprova aposentadoria especial do INSS para vigilante com ou sem arma
Brasil

STJ aprova aposentadoria especial do INSS para vigilante com ou sem arma

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) julgou procedente o direito de vigias e vigilantes se aposentarem mais cedo. A decisão, tomada nesta quarta-feira (9) por unanimidade, reconheceu o direito à aposentadoria especial da categoria, inclusive de segurados que não portam arma de fogo no exercício da sua função.

O julgamento estava parado desde 23 de setembro, após pedido da ministra Assusete Magalhães, que quis mais tempo para analisar qual seria o meio de comprovar o risco da atividade: laudo ou formulário padronizado pelo INSS, como o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

Foi definido nesta quarta que o tempo especial pode ser comprovado através de outros meios de prova, inclusive a prova por similaridade, como laudo trabalhista ou laudo em processo previdenciário em nome de colega.

O advogado Fernando Gonçalves Dias, que fez a defesa da categoria no julgamento, afirma que a aplicação da decisão é imediata e vale para todos os processos relacionados ao tema voltam a andar nos tribunais do país.
Vigilantes são o dobro do efetivo total das polícias no Brasil e estão se armando mais

O vigilante que se aposentou nos últimos dez anos pode pedir uma revisão, para tentar um benefício mais vantajoso.

De acordo com Dias, em uma aposentadoria com a incidência do fator previdenciário se revista para especial, o valor pode até dobrar. “Mesmo nos casos em que a revisão não for possível excluir o fator, ainda assim compensa, mas nesse último caso, interessante fazer cálculo primeiro”, orienta o advogado.

Briga antiga Desde 1997, o INSS não reconhece a aposentadoria especial dos vigilantes por não considerar a atividade como nociva. Os profissionais têm recorrido à Justiça para ter reconhecido o direito à aposentadoria especial, mesmo que não portem arma de fogo.

Em 2017, o STJ entendeu que o uso da arma de fogo não deve ser critério para reconhecer a atividade do vigilante como especial. O novo entendimento provocou decisões conflitantes em todo país, por isso, em outubro de 2019, todos os processos em andamento sobre o tema foram suspensos até que o STJ julgar se seria preciso comprovar o uso de arma de fogo no trabalho ou se a periculosidade independe disso.

Por: Folhapress

Posts relacionados

Bolsonaro demite Mandetta e Nelson Teich é escolhido como novo ministro da Saúde

Redação Remanso News

Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante pandemia

Redação Remanso News

É grave o estado de saúde de dois dos sete feridos em Suzano

Redação Remanso News

Câncer no Brasil pode aumentar em 78% nos próximos 20 anos

Redação Remanso News

Vacina da febre amarela exige avaliação médica

Redação Remanso News

Políticas de banda larga vão priorizar mais pobres, afirma secretário

Redação Remanso News

Deixe um comentário