25.5 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Pilão Arcado
  • Orgeto Bastos Prefeito de Pilão Arcado justifica e defende novo Consórcio Territorial
Pilão Arcado

Orgeto Bastos Prefeito de Pilão Arcado justifica e defende novo Consórcio Territorial

Uma das novidades no início de novos mandatos de prefeito é a movimentação conjunta em quatro municípios do extremo norte da Bahia e que se localizam na margem esquerda do Rio São Francisco.  

Os prefeitos de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, sempre acompanhados do Deputado Estadual Tum (PSC), neste ano, já estiveram com o Governador do Estado Rui Costa, propuseram e receberam aval, para a criação de um novo consórcio específico para infraestrutura. 

Não pararam por aí: Durante esta sexta-feira (22/01), participaram de uma reunião com representantes da Secretaria de Saúde do Estado e à tarde, duas reuniões: a primeira com o Sub Secretário de Estado de Saúde, Cássio Garcia e a segunda com o Líder das Obras Sociais Irmão Dulce (OSID) que assumiu a administração do hospital Regional de Juazeiro. 

Conversamos com Orgeto Bastos (PL), prefeito de Pilão Arcado e ele expôs a importância dessa movimentação conjunta dos quatro municípios.  

Ressaltando que a unidade buscada pelos municípios do extremo norte “não é uma crítica ao trabalho excelente que o Governador Rui Costa vem fazendo” e nem “uma forma de enfraquecer o Consórcio que já existe e reúne dez municípios do território”, Bastos diz em relação à saúde: “Quando se fala do sistema único de saúde, ele é completo, mesmo assim o governador Rui Costa vem investindo”  

“Temos em Juazeiro a Policlínica, a unidade de oncologia – onde funciona a quimioterapia -, vai funcionar a radioterapia. A união dos quatro municípios é para fortalecer a cobrança junto ao governo do estado e federal”, reafirmando que no seu entender “o governador vem dando importância igual a todos os municípios”  

Rede Peba 

Um dos gargalos que os prefeitos da região enfrentam na saúde, é com a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede Peba), devido a burocracia no momento das regulações.  

Enfermeiro de profissão e conhecedor profundo da saúde pública na região, casado com uma médica Cubana do Mais Médicos, Orgeto Bastos é quem fala sobre a Rede PEBA: “Pela sua complexidade de atender 53 municípios e mais de 2 milhões de pessoas, eu acredito que ela vem funcionando dentro de suas limitações”.  

Estrutura 

Os poucos recursos para atender a população sempre foi outro problema, deixando os gestores sufocados na área de saúde.  Orgeto Bastos fala sobre essas dificuldades: “A disparidade no recurso já é complicada porque o município é quem faz o sistema de saúde, quando é obrigado a colocar 15% de seu recurso, o estado 12% e a União 5%, o que é Insuficiente. Sobra para os municípios a maioria das despesas.  Portanto, é cada vez mais gastos e dificuldades para manter o sistema em funcionamento nos municípios de pequeno porte”, ressaltou Orgeto. 

Por Ascom

Posts relacionados

Agricultor sofre ataque de cobra cascavel no interior de Pilão Arcado

Redação Remanso News

Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Sento-Sé e Casa Nova: Saiba quanto cada município vai receber do “Apoio Financeiro aos Municípios” AFM

Redação Remanso News

Pilão Arcado: Justiça Eleitoral confirma candidatura de Mundoca

Redação Remanso News

Filha de ex-vereador de Pilão Arcado morre após ser picada por formiga

Redação Remanso News

Copa Velho Chico: Remanso perde, Sento-Sé continua invicto em sua chave, seguido por Pilão Arcado

Redação Remanso News

Poço Artesiano é instalado na Vila Feijão em Pilão Arcado

Redação Remanso News

Deixe um comentário