16 de maio de 2021
Remanso News
  • Home
  • Pilão Arcado
  • Orgeto Bastos Prefeito de Pilão Arcado justifica e defende novo Consórcio Territorial
Pilão Arcado

Orgeto Bastos Prefeito de Pilão Arcado justifica e defende novo Consórcio Territorial

Uma das novidades no início de novos mandatos de prefeito é a movimentação conjunta em quatro municípios do extremo norte da Bahia e que se localizam na margem esquerda do Rio São Francisco.  

Os prefeitos de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, sempre acompanhados do Deputado Estadual Tum (PSC), neste ano, já estiveram com o Governador do Estado Rui Costa, propuseram e receberam aval, para a criação de um novo consórcio específico para infraestrutura. 

Não pararam por aí: Durante esta sexta-feira (22/01), participaram de uma reunião com representantes da Secretaria de Saúde do Estado e à tarde, duas reuniões: a primeira com o Sub Secretário de Estado de Saúde, Cássio Garcia e a segunda com o Líder das Obras Sociais Irmão Dulce (OSID) que assumiu a administração do hospital Regional de Juazeiro. 

Conversamos com Orgeto Bastos (PL), prefeito de Pilão Arcado e ele expôs a importância dessa movimentação conjunta dos quatro municípios.  

Ressaltando que a unidade buscada pelos municípios do extremo norte “não é uma crítica ao trabalho excelente que o Governador Rui Costa vem fazendo” e nem “uma forma de enfraquecer o Consórcio que já existe e reúne dez municípios do território”, Bastos diz em relação à saúde: “Quando se fala do sistema único de saúde, ele é completo, mesmo assim o governador Rui Costa vem investindo”  

“Temos em Juazeiro a Policlínica, a unidade de oncologia – onde funciona a quimioterapia -, vai funcionar a radioterapia. A união dos quatro municípios é para fortalecer a cobrança junto ao governo do estado e federal”, reafirmando que no seu entender “o governador vem dando importância igual a todos os municípios”  

Rede Peba 

Um dos gargalos que os prefeitos da região enfrentam na saúde, é com a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede Peba), devido a burocracia no momento das regulações.  

Enfermeiro de profissão e conhecedor profundo da saúde pública na região, casado com uma médica Cubana do Mais Médicos, Orgeto Bastos é quem fala sobre a Rede PEBA: “Pela sua complexidade de atender 53 municípios e mais de 2 milhões de pessoas, eu acredito que ela vem funcionando dentro de suas limitações”.  

Estrutura 

Os poucos recursos para atender a população sempre foi outro problema, deixando os gestores sufocados na área de saúde.  Orgeto Bastos fala sobre essas dificuldades: “A disparidade no recurso já é complicada porque o município é quem faz o sistema de saúde, quando é obrigado a colocar 15% de seu recurso, o estado 12% e a União 5%, o que é Insuficiente. Sobra para os municípios a maioria das despesas.  Portanto, é cada vez mais gastos e dificuldades para manter o sistema em funcionamento nos municípios de pequeno porte”, ressaltou Orgeto. 

Por Ascom

Posts relacionados

Pilão Arcado terá delegação no I Seminário Regional Nordeste

Redação Remanso News

TSE: Última movimentação relação à cassação do prefeito de Pilão Arcado. Pré-candidatos começam a se mobilizar

Redação Remanso News

Rui Costa autoriza Convênios para limpeza, ampliação e requalificação de aguadas para os Municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé e outros municípios que fazem parte do Constesf

Redação Remanso News

Seleção Remansense enfrenta neste sábado a seleção de Pilão Arcado pela Copa Velho Chico Sub-21

Redação Remanso News

Pilão Arcado: Saúde e estradas vicinais marcam retorno pós vitória de Orgeto Bastos em Lagoa da Pedra e Quixaba

Redação Remanso News

Pilão Arcado: Pré-candidato a Prefeito Everton Luiz e Dárcio se reúnem com Colônia de Pescadores no distrito de Passagem

Redação Remanso News

Deixe um comentário