25 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Remanso: Marcos Palmeira faz balanço dos primeiros100 dias de governo
Destaque Remanso

Remanso: Marcos Palmeira faz balanço dos primeiros100 dias de governo

 Prefeito de Remanso, Marcos Palmeira (PC do B), participou na manhã desta quarta-feira (14/04) do Programa Bom Dia Comunidade e em pouco mais de 60 minutos prestou contas da situação em que encontrou a Prefeitura de Remanso, das principais iniciativas de seu governo e, principalmente, da situação de caos e desmantelo que encontrou na administração. 

“Primeira coisa nesses cem dias de governo é prestar contas do caos que estava e que continua” – disse e expôs fatos absurdos, como o desvio do dinheiro da pensão para crianças, que é descontado do servidor e não repassado a quem de direito, ou o desconto em folha dos empréstimos consignados e não pagos à Caixa Econômica e Banco do Brasil, pagamento de aluguéis por anos a casas que a prefeitura nem ocupava mais: “Se chegou ao absurdo de pagar aluguel de uma casa que é de propriedade da prefeitura”. 

“O Governo do Estado adiantou o ICMS de janeiro e ele recebeu o FUNDEB de dezembro, dinheiro que era para pagamento dos professores e não pagou. “Na saúde o único funcionário a receber foi o secretário. Todos os outros ficaram sem receber”, relatou Marcos Palmeira. 

A contas dos débitos previdenciários, o que deve ao INSS e a Receita Federal chega a 150 milhões de reais. “Dois anos da receita da prefeitura não dá para pagar esse débito do ex-prefeito” disse, revoltado; “e o pior que é esses débitos deixam a prefeitura sem poder fazer novos convênios. Remanso está no CALC, o SERASA das prefeituras”. 

“Não é possível dizer um valor porque a cada dia aparecem novas cobranças. E o dinheiro que o ex-gestor deixou nas contas foi de 140 mil reais”. 

Otimista, Marcos Palmeira, repetiu por várias vezes “vamos vencer”: “São vários desafios que temos de vencer e vamos vencer! ” 

Para tentar vencer o desafio de voltar a ser adimplente e poder contratar e fazer convênios, Palmeira disse que acionou os Ministério Público Estadual e Federal e os órgãos estaduais e federais com inadimplência: “Temos obtido êxito. Mas, como todos os dias chega uma cobrança diferente, a gente limpa o nome hoje, aparece outro amanhã”. 

Nestes primeiros dias Marcos falou do recadastramento do funcionalismo, identificando funcionários que moram em São Paulo e em outras cidades; dos investimentos na saúde, comparando atendimentos nos 100 dias com a gestão anterior, iniciando com o atendimento odontológico, programa de prótese e o carro Odontomóvel voltou a funcionar. O plantão odontológico voltou a funcionar. 

Adquiriu dois aparelhos de raio x odontológicos e um para o Posto de Saúde; aparelhou uma sala de estabilização na emergência e um novo local para o Centro de Fisioterapia. Dentro de três meses a UPA Será entregue com a parte licitada funcionando. Já está funcionando o Programa de Especialidades. 

Falou sobre a agilidade na vacinação e sobre as dificuldades de credenciamento dos hospitais e laboratórios para atendimento com valores do SUS.  Nenhuma empresa se habilitou e vai recomeçar o processo com valores diferenciados.  

Falou dos avanços na saúde e o que pretende fazer: “Já está sendo feito o projeto de engenharia do Hospital Municipal, temos as emendas federais e assim que a planta estiver concluída e aprovada pela SESAB, iniciaremos as obras com recursos do município”. 

Falou sobre a construção e implantação do Centro de Hemodiálise e o apoio à idéia dos prefeitos de Casa Nova, Campo Alegre e Pilão Arcado.  

Lembrou das obras que estão sendo realizadas nos bairros periféricos, calçamento e pavimentação e da retomada de obras abandonadas. Destacou o programa de recuperação das estradas vicinais.  E dos contratos de iluminação pública do ex-prefeito que não ampliou, mas apenas fez recuperações.  

Sobre o abastecimento de água disse do empenho em fornecer água tratada para os bairros de Remanso e da necessidade de ampliar a rede para toda a cidade. 

Sobre os acordos com o Ministério Público para o pagamento dos salários do funcionalismo disse que já pagou parte e se mostrou indignado com o fato do ex-gestor ao invés de pagar salários, com o adiantamento do ICMS e com os recursos do FUNDEB ter desviado esse dinheiro para outros fins. 

Ao final garantiu a distribuição de kits de merenda e do transporte escolar. Encerrou com agradecimentos à população, à vice-prefeita, Renata Rosal que estava presente e aos secretários: “O Remanso não é mais de poucas pessoas. O Remanso é de todos e apesar de todas as dificuldades, nós vamos vencer! ” 

Com bom humor e tranquilidade lembrou a Valfredo de Maceno, o apresentador do programa, que ouvintes sempre pedem música e que ele queria pedir também e pediu a música do Trio parada Dura com Marília Mendonça “Aceita que dói menos”. 

Ascom

Posts relacionados

Mulher do médico de Campo A. de Lourdes, que foi esquartejado é condenada a 19 anos e 8 meses de prisão

Redação Remanso News

Presidente do PT/Bahia ironiza pesquisa do instituto Paraná

Redação Remanso News

Sérgio Moro quebra sigilos telefônicos do PT

Redação Remanso News

Detran relembra validade dos prazos de renovação aos condutores

Redação Remanso News

LBV inaugura novas instalações de seu Centro Comunitário — Unidade Bonocô em Salvador

Redação Remanso News

Filho do cantor Cristiano Neves morre em acidente na BR-135 próximo a cidade de Corrente

Redação Remanso News

Deixe um comentário