25.9 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Governadores articulam ação no STF contra tributação de combustíveis
Brasil

Governadores articulam ação no STF contra tributação de combustíveis

Governadores se articulam para entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federa (STF) contra o projeto que muda a regra de tributação sobre combustíveis, aprovado pela Câmara nessa quarta-feira (13). De acordo com informações da Folha de São Paulo, caso o Senado também aprove a proposta, os governadores vão entrar com a ação.

Encabeçado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o projeto prevê que o ICMS (imposto estadual) passe a ser um valor fixo. Os estados e o Distrito Federal poderão definir anualmente as alíquotas específicas. A taxa do tributo será calculada com base no valor médio dos combustíveis nos últimos dois anos.

Hoje, o ICMS é calculado com base em um preço de referência, conhecido como PMPF (preço médio ponderado ao consumidor final), revisto a cada 15 dias de acordo com pesquisa de preços nos postos. Sobre esse valor, são aplicadas as alíquotas de cada combustível.

Com a mudança, Lira e aliados do governo afirmam que o preço da gasolina deverá cair 8%. No caso do etanol, a queda seria de 7%, e de 3,7% para o diesel. O método de cálculo, no entanto, não foi divulgado.

Governadores, que perderão receita, e parlamentares da oposição dizem que a medida não ataca o real problema da alta dos preços dos combustíveis, que está relacionada à desvalorização do câmbio e ao aumento do valor do barril de petróleo no mercado internacional.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Posts relacionados

Seca, estiagem e fortes chuvas: reconhecida a Situação de Emergência em Municípios de quatro Estados

Redação Remanso News

Petrobras aumenta o preço da gasolina em 4% nas refinarias

Redação Remanso News

Justiça Federal em Brasília manda destruir dados de quebra de sigilo de FHC

Redação Remanso News

Supremo recebe pedidos de inquérito contra Aécio Neves e Renan Calheiros

Redação Remanso News

Cai percentual de estudantes que querem ser professores, diz OCDE

Redação Remanso News

Senado desarquiva projeto que endurece Política de Segurança de Barragens

Redação Remanso News

Deixe um comentário