26.8 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Governo do Estado prevê entrega de mais 104 mercados municipais requalificados ou construídos
Bahia

Governo do Estado prevê entrega de mais 104 mercados municipais requalificados ou construídos

Para levar mais conforto e segurança aos feirantes e aos consumidores dos mercados municipais da Bahia, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vai entregar, até agosto de 2023, mais 104 mercados construídos ou requalificados em todas as regiões do estado.

A ação também proporciona um maior ordenamento e permite a comercialização dos produtos da agricultura familiar de forma segura e higiênica. Os Mercados Municipais, Centros Comerciais e Feiras Livres são importantes pontos de comercialização da produção rural. Lá, estão reunidos comerciantes e produtores das sedes dos municípios, comunidades rurais e povoados. 

Nos últimos anos, a CAR celebrou convênios com Associações, Cooperativas, Consórcios e Prefeituras como forma de incentivo e fomento à agricultura familiar, gerando renda em diversos municípios do interior da Bahia.  

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, os mercados municipais são, de fato, locais onde a agricultura familiar e a população da cidade se encontram. “É um momento em que a agricultura familiar consegue comercializar seus produtos, mas também onde os consumidores adquirem o produto sabendo sua origem. Entendendo que essa é uma ação estruturante, o Governo da Bahia, por meio da CAR, vem requalificando os mercados, onde estamos oportunizando a esses públicos um espaço de identidade, com condições sanitárias. É o shopping aberto dos pequenos municípios”.  

Em Poções, por exemplo, o Centro Comercial Monsenhor Honorato, entregue em outubro de 2022, é motivo de orgulho para as 40 famílias de feirantes que vendem alimentos, roupas, utensílios de casa, eletrônicos, entre outros. O espaço atende à população do município estimada em 46.900 habitantes. 

João Honorato, da comunidade de Pedrinhas, comercializa frutas e verduras no local. “Antes era muito sofrimento, a gente trabalhava debaixo dos pés de pau, carregando caixa para cima e para baixo. Hoje, é só abrir as portas e atender os clientes, que agora podem entrar no nosso box e até tomar um cafezinho”.  

O presidente da Associação dos Feirantes de Poções, Genivaldo Carvalho, conhecido como Vado, comercializa caldo de cana e também comemora. “Meus produtos vêm da zona rural. Eu mesmo planto, colho e trago para comercializar. Aqui antes era desapropriado para o trabalho de todos. Com o piso quebrado, as pessoas tropeçavam. Hoje, estamos em um lugar asseado, o que aumentou a quantidade de clientes, que agora estão mais satisfeitos. Isso é perceptível. Eles encontram um lugar em que se sentem melhor, a gente também atende melhor e com mais alegria”.   

Os próximos municípios que irão contar com mercados novos ou requalificados são Amargosa, Andorinha, Camacã, Caldeirão Grande, Cristópolis, Guarantinga, Rafael Jambeiro, Gandu, Retirolândia e Várzea da Roça, entre outros.  

GOV Bahia

Posts relacionados

Mais de 60% de famílias negam doar órgãos na Bahia

Redação Remanso News

Bahia tem cerca de 1.5 milhões de títulos eleitorais cancelados

Redação Remanso News

Tempo: Ciclone tropical pode atingir a Bahia e Espírito Santo; meteorologistas em alerta

Redação Remanso News

Ministério Público vai ficar atento a gastos com festas de São João

Redação Remanso News

‘Não tem fábrica ou empresa na Bahia, que empregue como a agricultura’ diz Josias Gomes

Redação Remanso News

Operação militar desarticular plantações de maconha na região, inclusive em Juazeiro e Curaçá

Redação Remanso News

Deixe um comentário