28.1 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Caravana percorre o rio Pajeú, em Pernambuco, e soma forças em defesa da bacia do São Francisco
Destaque

Caravana percorre o rio Pajeú, em Pernambuco, e soma forças em defesa da bacia do São Francisco

Realizada há 15 anos, a Caravana do Rio Pajeú, afluente do rio São Francisco, retomou suas atividades esse ano, após o período de restrições da pandemia.

A ação que tem o objetivo de realizar um diagnóstico dos problemas enfrentados pelo afluente, vai promover cinco atividades percorrendo desde a nascente até a foz do Rio Pajeú, estimulando na sociedade e poder público, reflexões sobre a realidade local, além de apontar denúncias e propor caminhos para o enfrentamento dos desafios de conservação e preservação do manancial.

O rio Pajeú nasce na Serra da Balança, no município de Brejinho, divisa entre Pernambuco e Paraíba e percorre 353km até desaguar no Rio São Francisco, no Lago de Itaparica. A bacia hidrográfica do rio Pajeú é a maior do estado de Pernambuco, com uma área de 16.685,63 km², cerca de 17% da área do estado. Os problemas mais graves enfrentados pelo afluente são o assoreamento, o desmatamento e a poluição.

Promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Pajeú (COBH Pajeú) e a Rede Pajeú de Agroecologia, a caravana vai realizar encontros microrregionais de mobilização, divididos em um roteiro de visitação a locais estratégicos ao longo do curso do Rio Pajeú. A primeira parada aconteceu no último dia 27, quando foi lançada a Caravana envolvendo as cidades de Brejinho, Itapetim e São José do Egito. Nesse momento, que contou com a presença de representantes dos municípios, sociedade, entidades e do Estado, foram provocadas reflexões sobre os desafios ligados à recuperação da nascente do Rio Pajeú, considerando ainda a perspectiva da convivência com o Semiárido. O grupo também realizou o plantio de mudas.

 Os próximos encontros estão marcados para os dias 23 de maio em Calumbi e Serra Talhada. Já no mês de junho, mês de defesa do Rio São Francisco, acontecerá o quarto encontro no dia 03, na cidade de Floresta, durante a campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico. As atividades serão encerradas no dia 15, em Afogados da Ingazeira, durante audiência pública que servirá para o debate sobre as realidades elencadas durante a Caravana, além de cobrar resoluções dos desafios junto aos órgãos competentes

“Os objetivos da Caravana têm a ver com questões que passam pelo desmatamento, conflito de uso da água, e tantos outros problemas, e a intenção é fazer com que as pessoas possam entender o que tem acontecido de importante para enfrentar e dar respostas a essas questões. Além disso, nesse contexto a Caravana também vai participar da campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em Floresta, primeira cidade fora da calha a receber esse evento no Submédio São Francisco e, a partir dessa ótica, a gente quer reforçar que tão importante quanto cuidar do Velho Chico é também fundamental garantir a vida dos seus afluentes”, explicou a presidenta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, Ita Porto. 

Durante a Campanha será apresentado um documento contendo questões registradas ao longo da Caravana do Rio Pajeú, com o objetivo de sensibilizar gestores e sociedade em geral sobre ações que precisam ser feitas na perspectiva do desenvolvimento sustentável do território, a partir do cuidado com o Rio Pajeú e seus afluentes.

Assessoria de Comunicação do CBHSF

Publicidade

Posts relacionados

Bahia: Governador Rui Costa anuncia que Transporte intermunicipal será suspenso no feriado da semana santa

Redação Remanso News

Municípios baianos não têm recursos para pagar reajuste do piso salarial aos professores

Redação Remanso News

João de Deus costumava oferecer presentes às vitimas, diz delegado

Redação Remanso News

Se a moda pega: Amado Batista é agredido durante show por ter se atrasado

Redação Remanso News

Ao menos 101 municípios devem perder R$ 467 milhões do FPM em 2023

Redação Remanso News

Prefeituras de Remanso, Campo A. de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé, Casa Nova, Juazeiro e região receberam nesta quarta-feira (10), primeiro FPM de fevereiro, o repasse apresenta aumento de 10,5%

Redação Remanso News

Deixe um comentário