25.1 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • 1,8 Milhão De Desempregados Buscam Trabalho Há 2 Anos Ou Mais, Menor Número Desde 2015
Destaque Geral

1,8 Milhão De Desempregados Buscam Trabalho Há 2 Anos Ou Mais, Menor Número Desde 2015

O Brasil fechou o quarto trimestre de 2023 com 1,8 milhão de desempregados que estavam à procura de trabalho havia dois anos ou mais.

É o menor número para o período de outubro a dezembro desde 2015 (1,7 milhão), quando a economia brasileira estava em recessão, indicam dados divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao marcar 1,8 milhão, o número de pessoas no chamado desemprego de longa duração teve queda de 17,6% ante o quarto trimestre de 2022 (2,2 milhões).

Considerando apenas o período de outubro a dezembro, esse contingente chegou à máxima de 3,6 milhões em 2021, quando a economia amargava os efeitos da pandemia de Covid-19.

Os dados integram a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), cuja série histórica teve início em 2012.

De acordo com o IBGE, o grupo de 1,8 milhão de pessoas no desemprego de longa duração (dois anos ou mais) representava 22,3% do total de 8,1 milhões de desocupados no país nos três últimos meses de 2023. Trata-se do menor percentual para o quarto trimestre desde 2016 (19,7%).

Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas por amostra de domicílios do IBGE, disse que o resultado pode ser considerado positivo.

De acordo com ela, o quadro sinaliza uma capacidade de ocupação mais rápida no mercado de trabalho do que em períodos anteriores.

Dos 8,1 milhões de desempregados no Brasil de outubro a dezembro de 2023, 46,5% (3,8 milhões) estavam em busca de trabalho no período de um mês a menos de um ano. Esse é o grupo mais representativo entre os desocupados.

Bahia Notícias/Foto: Agência Brasília

Publicidade

Posts relacionados

Haddad vai acompanhar apuração com correligionários e simpatizantes

Redação Remanso News

Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Sento-Sé e Casa Nova: Saiba quanto cada município vai receber em dezembro do “Aporte Financeiro aos Municípios” AFM

Redação Remanso News

Crime chocante pai e bebê de 3 meses são assassinados em Sento Sé

Redação Remanso News

Eleições 2016: partidos podem escolher candidatos a partir do dia 20 deste mês

Redação Remanso News

Governo Michel Temer quer privatizar estatal criada para explorar apostas esportivas e loteria da caixa

Redação Remanso News

Anunciadas 18 mil vagas com salários de até R$ 31 mil para o novo “Mais Médicos”

Redação Remanso News

Deixe um comentário