30.5 C
Remanso, BR
19 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Governo autoriza reajuste de quase 11% nos preços dos remédios
Brasil

Governo autoriza reajuste de quase 11% nos preços dos remédios

BRASÍLIA – O aumento de até 10,89% no preço dos medicamentos, já informado pelo Sindicato dos Produtos da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), foi autorizado pelo governo federal nesta sexta-feira, 1º, em publicação no Diário Oficial da União.

O porcentual de reajuste máximo anual é definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que é o órgão interministerial responsável pela regulação do mercado de medicamentos.

O aumento foi justificado com base em uma nota técnica do Ministério da Economia. A fórmula de cálculo para o reajuste dos medicamentos leva em consideração a inflação medida pelo IPCA, que foi de 10,54%; mais a produtividade do setor (fator X), que foi de zero; o fator de ajuste de preços relativos entre setores (Y), que foi de 0,35%; o fator de ajuste de preços relativos intrassetor (Z), que foi de zero.

Segundo o Sindusfarma, o aumento dos preços deve atingir cerca de 13 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro. “Mas o reajuste não é automático nem imediato, pois a grande concorrência entre as empresas do setor regula os preços: medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica (doença) são oferecidos no País por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda”, diz o sindicato em nota.

O presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, destaca que, “dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preços podem demorar meses ou nem acontecer”.

Estadão

Publicidade

Posts relacionados

Governo decide encerrar Ciência sem Fronteiras para cursos de graduação, diz coluna

Redação Remanso News

Quanto é o abono do PIS/Pasep em 2023 e qual o calendário? Veja como consultar

Redação Remanso News

Planos de saúde terão de cobrir exames para novo coronavírus, diz ANS

Redação Remanso News

Ocupação de UTIs para covid-19 fica abaixo de 60% em todo país

Redação Remanso News

Banco Central anuncia cédula de R$ 200, que deve começar a circular no fim de agosto

Redação Remanso News

Eleitor com deficiência visual poderá ouvir nome do candidato na urna

Redação Remanso News

Deixe um comentário