2 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Datafolha: 57% dos moradores do Rio veem megaoperação como um sucesso
Destaque Geral

Datafolha: 57% dos moradores do Rio veem megaoperação como um sucesso

Levantamento mostra que apoio é maior entre homens e menor entre jovens; margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos

Foto: Reprodução/CNN

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1°) revela que 57% dos moradores do Rio de Janeiro e da região metropolitana avaliaram como um “sucesso” a megaoperação contra o Comando Vermelho, realizada nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da cidade.

O levantamento ouviu 626 eleitores por telefone entre quinta (30) e sexta-feira (31). A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Segundo o instituto, 38% dos entrevistados disseram concordar totalmente com a declaração do governador Cláudio Castro (PL), que classificou a operação como um sucesso. Outros 18% afirmaram concordar parcialmente — totalizando os 57% apontados.

Já 27% discordaram totalmente da avaliação. Além disso, 3% não concordaram nem discordaram e 2% não souberam responder.

A pesquisa também mostrou que o apoio à operação é maior entre os homens (68%), enquanto a rejeição é mais alta entre pessoas com renda entre 5 e 10 salários mínimos (49%) e entre jovens de 16 a 24 anos (59%).

Entre os entrevistados, 48% afirmaram que a operação foi muito bem executada, 21% a consideraram regular, identificando falhas, e 24% disseram que foi mal executada. Outros 7% disseram não saber avaliar.

Quando questionados sobre quem eram os mortos, 50% disseram acreditar que a maioria era composta por criminosos, 31% afirmaram que todos eram bandidos, 4% disseram acreditar que os criminosos eram minoria, e 1% considerou que nenhum deles era envolvido com atividades ilícitas. Outros 13% não souberam responder.

Operação Contenção

A Operação Contenção foi uma megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, realizada na última terça-feira (28), nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital fluminense. A mais letal da história do estado.

A operação se tornou a mais letal da história do estado, resultando em 121 mortos — 117 civis e 4 policiais, segundo o governo do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelas forças de segurança do estado em uma coletiva no início da tarde de quarta-feira (29).

No dia seguinte à ação, a Praça da Penha, na zona Norte do Rio, amanheceu com uma fila de corpos estendidos em uma lona.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SESP) e o governo do Estado, o objetivo principal foi combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes e lideranças criminosas.

A megaoperação gerou “caos” na cidade. Escolas municipais e estaduais foram fechadas, unidades de saúde suspenderam o funcionamento inicial, e linhas de ônibus tiveram seus itinerários desviados.

Fonte: CNN Brasil

Posts relacionados

Tudo pronto para a Travessia das Sereias 2025: evento reúne mais de 120 nadadoras

Redação Remanso News

Acidente na BR-423: número de mortos sobe para 17 em Pernambuco

Redação Remanso News

Rio São Francisco: previsão do nível da barragem de Sobradinho será 77% na segunda-feira (10)

Redação Remanso News

Salvador marca presença na posse do procurador-chefe da Fazenda Nacional na Bahia

Redação Remanso News

Prefeito de Campo Alegre de Lourdes anuncia concurso público com cerca de 200 vagas

Redação Remanso News

Redação Remanso News

Deixe um comentário