30.5 C
Remanso, BR
19 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Economia
  • Prédios públicos federais vão ter que reduzir consumo de energia e água
Economia

Prédios públicos federais vão ter que reduzir consumo de energia e água

th (22)

foto/reprodução

O governo deve publicar amanhã (12), no Diário Oficial da União, portaria estabelecendo regras para economia de água e energia nos prédios públicos. Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que participou na tarde de hoje (11) de uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff, o objetivo é diminuir o consumo em cerca de 30%.

“Há uma instrução do Ministério do Planejamento a todos os prédios públicos do governo federal para que possamos economizar energia e água”, disse Braga. Também será lançada em breve uma cartilha para orientar a população sobre a importância do uso racional de energia. O documento será disponibilizado na internet, em todos os sites do setor elétrico do governo.

Outra medida prevista pelo governo é aumentar o uso de energia de autogeradores, comoshopping centers e indústrias. O objetivo é aproveitar a produção de cerca de 3 mil megawatts no horário de pico de consumo, o que resultará em cerca de 300 megawatts médios por mês. Segundo Braga, a medida não vai resultar em ajustes na tarifa de energia: será uma substituição da energia comprada atualmente no mercado livre pela energia dos pequenos geradores, que já estão instalados e têm um custo de geração menor. “É praticamente uma substituição, inclusive com ganhos para o consumidor”, disse.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda deverá regulamentar a questão. De acordo com o ministro, o governo está construindo um programa mais amplo de geração distribuída, que poderá ter isenção de impostos.

Agência Brasil

Posts relacionados

Abate de bovinos bate recorde na Bahia, aponta IBGE

Redação Remanso News

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 25 milhões

Redação Remanso News

STF valida lei que permite devolução de valores pagos na conta de luz

Redação Remanso News

Juros sobem em todas as linhas de crédito para pessoa física em 2016, aponta Anefac

Redação Remanso News

Bolsa cai para menor nível em três meses com tarifaço dos EUA

Redação Remanso News

Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas

Redação Remanso News

Deixe um comentário