27.4 C
Remanso, BR
26 de setembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Ele está de volta: Desembargador derruba bloqueio do WhatsApp
Destaque

Ele está de volta: Desembargador derruba bloqueio do WhatsApp

smartphone

O desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou hoje (17), em caráter liminar, o restabelecimento do aplicativo WhatsApp no país. Ontem (16), a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) havia determinado o bloqueio de 48 horas do aplicativo. A medida estava em vigor desde a 0h de hoje.

Saiba Mais
Fundadores do WhatsApp e do Facebook criticam bloqueio do aplicativo no Brasil
Por meio de nota, a Câmara Criminal de São Paulo informou que serão expedidos ofícios aos provedores com essa determinação. Segundo o desembargador, “em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa” em fornecer informações à Justiça.

Para Souza, é possível aplicar valores mais altos de multas para “inibir eventual resistência” da empresa responsável pelo aplicativo, em caso de descumprimento de determinações judiciais. O julgamento do mérito do recurso será analisado pela 11ª Câmara Criminal.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, o bloqueio foi imposto porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho deste ano. No dia 7 de agosto, a empresa foi novamente notificada e foi fixada multa em caso de não cumprimento. Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da Internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.

Em fevereiro deste ano, o juiz Luiz Moura, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, determinou a suspensão do aplicativo Whatsapp em todo o território nacional, mas a decisão foi revogada por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

da Agência Brasil

Posts relacionados

STF derruba prisão após condenação em segunda instância

Redação Remanso News

Dívida Pública sobe 0,71% em julho e ultrapassa R$ 7,9 tri

Redação Remanso News

Nas Eleições Municipais de 2024, mais de 150 milhões de eleitoras e eleitores estarão aptos a votar nas urnas eletrônicas

Redação Remanso News

Brasil:R$ 88 BILHÕES É O VALOR DO DESVIO DA PETROBRAS

Redação Remanso News

Bolsonaristas se manifestam no Rio com bandeiras do Brasil e dos EUA

Redação Remanso News

Presidente da CPI, deputado Motta dá aval para Vaccari depor no dia 9

Redação Remanso News

Deixe um comentário