4 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Saúde é vida
  • Dor na garganta, febre e manchas pelo corpo são os primeiros sintomas da Escarlatina
Saúde é vida

Dor na garganta, febre e manchas pelo corpo são os primeiros sintomas da Escarlatina

rtemagicc_garganta_02-jpg

No início uma dor na garganta e febre alta, e em seguida pintinhas vermelhas pelo corpo. Esses são os primeiros sintomas da Escarlatina, doença infectocontagiosa provocada por uma bactéria que atinge, em sua maioria, crianças e adolescentes.

Essa é uma infecção bacteriana, transmitida de uma pessoa para outra, seja através da tosse, da saliva ou espirro, por isso todo cuidado é pouco. O período de incubação pode durar até quatro dias, ou seja, a pessoa contaminada pode apresentar os primeiros sintomas só depois de alguns dias. O que aumenta a proliferação da bactéria de forma rápida.

A escarlatina é mais comum em crianças a partir dos 5 anos, mas os adolescentes também estão entre os mais contaminados. O tratamento é feito com antibióticos e normalmente a indicação é a Benzetacil ou o Cefalotina, mas ambos só podem ser prescritos por um médico. O tratamento precisa ser feito com todo cuidado, e iniciado logo que os sintomas aparecem.

O ciclo da doença pode chegar a uma semana, e os sintomas podem ir variando nesse período, entre eles o aumento das manchas vermelhas pelo corpo, passando do pescoço e peito para o resto do corpo, descamações na virilha e em torno das mãos. Também podem ocorrer desconforto abdominal, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, vômitos e língua inchada e mais vermelha.

Correio

Posts relacionados

2 receitas de café da manhã para dar energia ao seu treino

Redação Remanso News

Julho amarelo: mês de luta contra as hepatites virais

Redação Remanso News

Você tem algum distúrbio de ansiedade?

Redação Remanso News

Beber mais de sete latas de cerveja por semana reduz expectativa de vida

Redação Remanso News

Diabetes: quando a cirurgia bariátrica é indicada, afinal?

Redação Remanso News

OMS alerta sobre remédios que afetam segurança na direção; veja quais são

Redação Remanso News

Deixe um comentário