31 C
Remanso, BR
2 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Petrolina
  • Em Petrolina as movimentações políticas já são para 2020
Petrolina

Em Petrolina as movimentações políticas já são para 2020

O “tempo da política”, dizem os entendidos, é muito diferente do tempo real. Ainda faltam quase dois anos para as eleições de 2020, mas a disputa já começa a pegar fogo em várias cidades Pernambuco adentro. A coluna fará uma análise dos cenários dos principais municípios, que, apesar de preliminares, já começam a dar o tom do embate. O primeiro será Petrolina, uma terra icônica, com muita tradição na política, e que promete viver um verdadeiro clássico eleitoral, com, pelo menos, cinco ou seis candidatos competitivos.

Vamos analisá-los um a um, começando pelo jovem prefeito Miguel Coelho, oriundo de uma família tradicional na política, que já foi tudo em Pernambuco. O terceiro filho do senador Fernando Bezerra Coelho, ele vem fazendo um governo arrojado, com muitas obras e ações, frutos da grande articulação que o pai teve no Governo Temer, o que resultou em muito dinheiro para o prefeito investir. Miguel larga na frente, sabe fazer política, tem a máquina na mão. Contudo, não pode desprezar seus fortes adversários.

Dois desses concorrentes são ex-prefeitos experientes, que têm uma votação própria e serviços prestados à cidade: Odacy Amorim e Júlio Lóssio. Mesmo não tendo obtido êxito nas urnas este ano, os dois já se articulam para voltar a disputar a prefeitura com a simpatia do Palácio do Campo das Princesas, que fará de tudo para enfraquecer FBC no seu quintal. Sem mandato, a dupla está livre para fazer política na cidade. Eles também não sofrem o desgaste de governar, o que facilita no convencimento do povo. Sabem fazer campanha e têm grupo.

Com a candidatura praticamente na rua, o deputado estadual Lucas Ramos entrará na sua primeira disputa majoritária. Isso é um fato. Nesse sentido, o filho do conselheiro Ranilson Ramos, do TCE, tem aumentado o tom das críticas ao prefeito. Lucas, que no último pleito retirou sua pré-candidatura para o PSB lançar Miguel, vai, agora, cobrar a fatura do partido e tentar a chancela da legenda para concorrer. As cartas já foram lançadas. A disputa está aberta; e os jogadores, ansiosos para fazer gol.

Não se descarta, ainda, o deputado federal Gonzaga Patriota, outro que, com votação própria, ainda não enterrou a possibilidade de voltar a disputar a prefeitura. Gonzaga pode ser acionado em uma composição com o Palácio. Quem também corre por fora é o vereador Gabriel Menezes, que quer vincular sua imagem a Jair Bolsonaro e se lançar como candidato do presidente. Se Bolsonaro estiver bem daqui a dois anos, ótimo para Gabriel. Se não estiver, a coisa complica.

Arthur Cunha – blog Magno Martins

Posts relacionados

Covid-19: idosa de 85 anos morre em Petrolina; 785 novos casos positivos são registrados

Redação Remanso News

Papel da família no apoio à Pessoa com Deficiência foi tema de discussão em Petrolina

Redação Remanso News

Petrolina: Cobertura de estabelecimento que desabou ontem (24) na Avenida da Integração era uma obra irregular, afirma a Prefeitura

Redação Remanso News

Prefeitura melhora sistema de abastecimento de água na Vila 12, área irrigada de Petrolina

Redação Remanso News

Edital de licitação para escolha de nova empresa de ônibus em Petrolina será aberto no dia 28 de janeiro

Redação Remanso News

Polícia Militar erradica cerca de 3 mil pés de maconha em Petrolina

Redação Remanso News

Deixe um comentário