31.5 C
Remanso, BR
6 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor realiza atendimento psicológico e promove oficinas on-line sobre autoacolhimento
Bahia

Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor realiza atendimento psicológico e promove oficinas on-line sobre autoacolhimento

Foto: Divulgação

Em uma ação voltada para o cuidado com a saúde mental dos professores e colaboradores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e das unidades escolares, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, está realizando uma série de oficinas on-line com psicólogos, reforçando a importância do autoacolhimento. Nesta terça-feira (14), a atividade, viabilizada através da plataforma Google Meet, contou com a participação dos professores das escolas ligadas ao Núcleo Territorial de Ipirá (NTE 15), bem como dos educadores dos colégios estaduais Padre José Vasconcelos, em Salvador, e de Barra do Pojuca, em Camaçari.

Além das oficinas, os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line individualizado, através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que está lotado.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, ressaltou a ampliação das ações. “Nesta fase inicial, estamos fazendo as oficinas on-line para acolhimento da rede e serão realizadas com os professores e servidores de todos os NTEs. Já temos confirmadas 20 oficinas on-line, com a temática “Acolhimento em tempos de recolhimento”. Além disso, estamos também com os atendimentos individualizados, que já atingimos o total de 847 consultas realizadas em toda a rede, envolvendo professores e servidores de 109 municípios do nosso Estado”.

Para o professor de Inglês e Espanhol, Ricardo Thadeu Souza, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe II João Campos, localizado em Riachão do Jacuípe, as oficinas e os atendimentos com psicólogos são essenciais. “Tendo em vista o atual cenário global, creio que esta inciativa foi de grande valia para os profissionais da Educação. Dialogar com um psicólogo sobre a importância da saúde mental e experienciar com ele e com os colegas um momento de autoacolhimento é, sem dúvida, uma ocasião ímpar nestes tempos de recolhimento”.

A psicóloga Lorena de Santana, que integra a equipe de profissionais da SEC, abordou em uma das oficinas a importância do acolhimento emocional. “Enfatizei a questão do enfrentamento e dos cuidados em meio à pandemia e dialoguei sobre a importância do acolhimento emocional. A saúde emocional, ou seja, mental, descreve nossos estados sociais, emocionais e psicológicos. Então, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, pois é um agravante para algumas doenças clínicas e problemas emocionais que podem interferir negativamente nos relacionamentos sociais”.

Atendimento psicológico – Após a solicitação via e-mail e o agendamento, o educador ou o funcionário é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda. O procedimento, autorizado pelo Conselho de Psicologia, visa continuar proporcionando auxílio e cuidado emocional aos educadores, considerando o período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus.

Sobre o programa – O Programa de Valorização e Saúde do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O programa vem promovendo, ainda, campanhas, a exemplo do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio; Outubro Rosa; e Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado.

Ascom

Posts relacionados

Balanço mostra 202 prefeituras baianas “no vermelho”

Redação Remanso News

Bahia lança programa inédito para que universidades revalidem diplomas de médicos formados no exterior

Redação Remanso News

Mulheres negras tem três vezes mais chance de serem assassinadas na Bahia

Redação Remanso News

Aumenta para 4.466 o número de casos confirmados de coronavírus na Bahia; 161 óbitos foram registrados

Redação Remanso News

SJDHDS disponibiliza campanha “Fique de Olho!” para os municípios baianos

Redação Remanso News

Censo Escolar: Bahia avança em promoção e evasão entre 2007 e 2015

Redação Remanso News

Deixe um comentário