30.6 C
Remanso, BR
10 de setembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • ‘Vamos tentar chegar a um texto palatável’, diz relator do voto impresso
Destaque

‘Vamos tentar chegar a um texto palatável’, diz relator do voto impresso

O relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do voto impresso auditável, Filipe Barros (PSL-PR), disse à CNN que tentará alterar o parecer da iniciativa a um “texto palatável”.

Na tentativa de diminuir resistências à proposta, aumentando as chances de ela ser aprovada, o deputado federal disse que tem conversado com os partidos que integram a comissão especial sobre a possibilidade de reduzir o relatório para deixar apenas o essencial.

“Nós vamos tentar chegar a um texto palatável”, disse o relator. “Nós discutimos reduzir [o parecer] e deixar o essencial”, acrescentou.

A proposta será analisada pela comissão especial no dia 5 de agosto. A ideia defendida por integrantes do colegiado é de que o parecer mantenha apenas a previsão do voto impresso e a conferência pública. Para facilitar a tramitação da iniciativa, eles sugerem que, em vez de um percentual de 100%, seja adotada uma amostragem de conferência dos votos impressos entre 10% e 20%.

A PEC tem sofrido resistências até mesmo na base aliada do governo federal. A avaliação no Palácio do Planalto é de que é pouco provável que ela seja aprovada na comissão especial, sobretudo após ameaça do ministro da Defesa, Walter Braga Netto.

O ministro disse que a eleição presidencial de 2022 somente será realizada com a aprovação do voto impresso auditável. A informação foi publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e confirmada pela CNN.

A frase foi dita diante de várias pessoas, além do próprio presidente da República, dentro do Palácio do Planalto — e chegou rapidamente aos ouvidos do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Em nota, Braga Netto disse que não fala por meio de interlocutores e reiterou que as Forças Armadas atuam e sempre vão atuar dentro dos limites previstos na Constituição Federal.

O ministro também classificou como legítima a discussão do voto impresso analisada por quem compete decidir sobre o tema, no caso, o Congresso Nacional.

CNN Brasil / foto:Nelson Jr./TSE

Posts relacionados

Constesf: Prefeitos Da Região Se Reúnem Em Assembleia

Redação Remanso News

Rio São Francisco: previsão do nível da barragem de Sobradinho será 77% na segunda-feira (10)

Redação Remanso News

Manifestação em apoio à Bolsonaro reúne milhares de pessoas em Brasília

Redação Remanso News

Temer gasta R$ 1,7 milhão dos cofres públicos ao desistir de viagem pela Ásia

Redação Remanso News

Semana de ofertas das lojas Ramona Móveis confira

Redação Remanso News

Trabalhador com jornada reduzida deve receber 13º e férias integrais

Redação Remanso News

Deixe um comentário