5 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Saúde é vida
  • Bahia realiza seu primeiro transplante de ossos e cartilagem em hospital público
Saúde é vida

Bahia realiza seu primeiro transplante de ossos e cartilagem em hospital público

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Procedimento inédito realizado no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia marca avanço histórico na ortopedia baiana com técnica de alta complexidade.

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade pública administrada pelo Einstein Hospital Israelita, realizou o primeiro transplante osteocondral do estado. O procedimento, considerado um dos mais avançados da ortopedia moderna, é indicado para lesões articulares graves e consiste na substituição de cartilagem danificada por um enxerto de osso e cartilagem saudável, geralmente retirado de um doador, com dimensões compatíveis à área lesada.

O paciente, um homem de 55 anos, da cidade de Itaberaba, no interior baiano, foi encaminhado ao hospital – via regulação – após sofrer um grave acidente de moto a caminho do trabalho. O principal impacto foi no joelho, articulação que foi reconstruída com o transplante. “Meu sonho é poder ter novamente os movimentos normais, voltar ao trabalho e cuidar da família”, afirmou, emocionado.

Segundo o gerente médico do HOEB, Dr. Niklas Soderberg, o transplante osteocondral marca um avanço importante no tratamento e reabilitação oferecidos pelo hospital. “É uma técnica complexa e altamente eficaz para restaurar a estrutura e a função da articulação, proporcionando melhora significativa da mobilidade e da qualidade de vida do paciente”, destacou.

Entre os principais benefícios do transplante osteocondral estão a restauração da superfície articular, a melhora da função do membro afetado, a possibilidade de retorno às atividades cotidianas e o tratamento definitivo para lesões extensas da cartilagem — problema comum em vítimas de trauma.

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia já ultrapassou a marca de 150 mil consultas e 12 mil cirurgias, com média de 1.300 procedimentos por mês – cerca de 70% voltados a pacientes vítimas de acidentes de trânsito, principalmente com motocicletas.

Desde sua inauguração, a unidade já conseguiu reduzir em até 85% o tempo de espera por procedimentos ortopédicos no Estado por meio de mutirões e da implementação de práticas e processos que visam a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, a oferta uma assistência permeada por qualidade e segurança.

Fonte: Tribuna da Bahia

Posts relacionados

Por que certas pessoas têm cárie mesmo escovando bem os dentes?

Redação Remanso News

Brasil tem 47 casos de intoxicação por metanol; mortes chegam a nove

Redação Remanso News

Cigarro causa 90% dos cânceres de pulmão e até infartos e AVCs

Redação Remanso News

A água e seus benefícios!!

Redação Remanso News

Cirurgias de redução de mama pelo SUS crescem mais de 47% na Bahia em 2025

Redação Remanso News

O ‘vilão’ apontado pelos médicos como principal causa da epidemia de obesidade

Redação Remanso News

Deixe um comentário