30.9 C
Remanso, BR
25 de setembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Datafolha: governo Lula é reprovado por 40% contra 29% que o aprovam
Destaque Política

Datafolha: governo Lula é reprovado por 40% contra 29% que o aprovam

Foto: Reprodução

Nos últimos meses, o presidente vem amargando índices negativos de popularidade, impulsionados por crises como a do Pix e da inflação de alimentos.

Por Daniela Santos/Correio braziliense

Pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (2/8), aponta que a reprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve em 40%, enquanto a aprovação ficou em 29%.

O índice dos que consideram a administração ruim ou péssima é o mesmo do último levantamento, feito em junho. Já a avaliação positiva oscilou dentro da margem de erro, passando de 28% para 29%. A soma dos que avaliam a gestão petista como regular caiu de 31% para 29%. A estabilidade na avaliação do governo ocorre em meio ao acirramento nas relações com os Estados Unidos, após o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump. O levantamento do Datafolha ouviu 2004 brasileiros em 130 cidades, entre 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Nos últimos meses, o presidente vem amargando índices negativos de popularidade, impulsionados por crises como a do Pix e da inflação de alimentos. Em fevereiro de 2024, ainda de acordo com o Datafolha, o governo registrou o pico de desaprovação em todos os mandatos do petista — de 41%, contra 24% de aprovação.

Na pesquisa seguinte, feita em abril, a gestão Lula teve uma leve recuperação, chegando a 29% de avaliação positiva. Desde então, os índices se mantêm estáveis. A decisão do presidente norte-americano de elevar as tarifas de importação sobre produtos brasileiros para 50% gerou uma reação do governo Lula no campo político. O chefe do Planalto e aliados passaram a resgatar mensagens de cunho patriota, como o boné com o slogan “O Brasil é dos Brasileiros” e buscaram associar a medida de Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A estratégia, no entanto, não parece ter refletido na avaliação do governo. 

Fonte: Tribuna Da Bahia

Posts relacionados

Dois irmãos são assassinados a tiros na malhadinha zona rural de Remanso

Redação Remanso News

Tribunal Regional Eleitoral alerta sobre datas dos serviços obrigatórios das eleições 2018

Redação Remanso News

Juiz manda investigar médico que atendeu Garotinho

Redação Remanso News

Lula participa de caminhada com Jerônimo no próximo dia 12 em Salvador

Redação Remanso News

Obras do PAC serão principal alvo dos cortes do governo federal

Redação Remanso News

Governo autoriza reajuste de 9,32% nos serviços prestados pelos Correios

Redação Remanso News

Deixe um comentário