
CLÁSSICO Não tem favorito, mas o de hoje à tarde em Recife, tem: o Bahia, com mais time, melhor campanha, é franco favorito contra o Sport.
O Bahia, bicampeão brasileiro de 1959/88, tetracampeão da Copa do Nordeste, 2001/02/17/21, com 51 títulos de campeão baiano, e Sport, campeão brasileiro de 1987, da Copa do Brasil de 2008, tricampeão da Copa do Nordeste, 1994, 2.000/14, com 45 títulos de campeão pernambucano, travam uma disputa acirrada pela hegemonia do futebol no Norte-Nordeste do Brasil. Os dois clubes se enfrentam hoje à tarde, às 16h, no jogo válido pela 18ª rodada da 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, no Estádio da Ilha do Retiro, em Recife, com transmissão ao vivo, com múltiplas opções: TV aberta (Globo e Record), Sportv, por assinatura, YouTube/CazéTV, Amazon Prime Video, streaming, e pay-per-view do canal Premiere.
O clássico nordestino entre o Rubro-negro pernambucano, e o Tricolor baiano, carregado de rivalidade, coloca frente a frente duas das maiores forças do futebol do Brasil, em posições extremas na tabela de classificação da competição da CBF. O Bahia, com 28 pontos, jogando pela permanência no topo da 1ª Divisão, em 4º lugar no G-4, com vaga direta para a fase de grupos da Taça Libertadores em 2026, e o Sport na lanterna da 1ª Divisão, é o 20º colocado com apenas 5 pontos em 15 jogos disputados sem ter vencido nenhum até agora, lutando contra o rebaixamento, a volta à Série B, a 2ª Divisão do Brasileiro em 2026.
O Bahia está em Pernambuco para jogos consecutivos contra adversários diferentes, mas determinado a impor a sua condição de hegemonia no Nordeste. Vencer o rival Sport, dentro de casa, na Ilha do retiro, em Recife, afundando o Rubro-negro rumo à 2ª Divisão, e na quarta-feira, dia 6, eliminar o Retrô em casa, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, município da Região Metropolitana do Recife, e avançar para as quartas de final da Copa do Brasil.
Mas não será tão simples assim. Com a maratona de jogos, e um elenco “curto”, sem muitas opções conta de inúmeras contusões, o técnico Rogério Ceni vai ter que rodar, poupar alguns titulares, como fez no jogo contra o Retrô, em Salvador, e quase se deu mal, com a vitória apertada de 3 a 2, deixando em aberta a luta pela vaga para as quartas de final da Copa do Brasil na quarta-feira, dia 6.
O árbitro Anderson Daronco apita o jogo na Ilha do Retiro, com apoio do mineiro Igor Junio Benevenuto. Bahia precisa somar pontos para se manter no G-4 da Série A, e o técnico Rogério Ceni deve mandare a campo o time com: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Ademir e Willian José.
Fonte: Tribuna Da Bahia

