30.4 C
Remanso, BR
31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Augusto Vasconcelos cobra responsabilidade dos bancos na preservação de empregos
Destaque Geral

Augusto Vasconcelos cobra responsabilidade dos bancos na preservação de empregos

Foto: Divulgação/Ascom

O secretário lembrou que a Constituição Federal garante, no artigo 7º, inciso XXVII, a proteção do trabalho em face da automação

O Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos se posicionou de maneira contundente para que os bancos assumam maior responsabilidade social diante do fechamento de agências, da redução do quadro de funcionários e da terceirização crescente no setor. 

Augusto, que já foi Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, destacou que a categoria enfrenta a perda de empregos, impulsionada pelo avanço tecnológico e por práticas que fragilizam as garantias trabalhistas.

”Os bancários estão sofrendo com o fechamento de agências e a redução do quadro de funcionários. As novas tecnologias substituem algumas tarefas, mas também criam outras. No entanto, o Sindicato dos Bancários tem denunciado que essas funções, sobretudo em TI, mas também no setor negocial, estão sendo preenchidas por terceirização e até pejotização”, afirmou.

O secretário lembrou que a Constituição Federal garante, no artigo 7º, inciso XXVII, a proteção do trabalho em face da automação. Para ele, o setor mais lucrativo da economia — o sistema financeiro — precisa assegurar a reinserção de trabalhadores. 

”Não podemos permitir que trabalhadores sejam tratados como peças descartáveis de uma engrenagem para turbinar lucros.”, reforçou.

O debate já chegou a espaços institucionais. Audiências públicas realizadas na Assembleia Legislativa da Bahia e na Câmara dos Deputados apontaram a necessidade de ampliar a discussão também no Judiciário, especialmente após a Reforma Trabalhista, que enfraqueceu mecanismos de proteção. 

Outro ponto de atenção, destacou o secretário, é o crescimento das fintechs, que operam com regras mais flexíveis que os bancos e não cumprem a Convenção Coletiva dos Bancários, apesar de realizarem atividades semelhantes.

Um estudo elaborado pelo Comando Nacional dos Bancários em parceria com o Dieese comprova a contradição: embora o setor financeiro tenha ampliado o número de ocupados, o total de bancários diminuiu. 

”Estão contratando diversas categorias fora das regras da convenção, o que distorce a regulação e compromete direitos históricos”, concluiu.

Fonte: Tribuna Da Bahia

Posts relacionados

9 em cada 10 criticam novo auxílio e maioria diz faltar dinheiro para sobreviver

Redação Remanso News

Hemoba anuncia processo seletivo REDA para 199 vagas e cadastro de reserva

Redação Remanso News

Ministério Público pede afastamento de diretora de serviço de água e esgoto de Remanso

Redação Remanso News

Remanso: Antônio Moura é eleito presidente da Câmara de Vereadores

Redação Remanso News

Secretário da agricultura e pesca de Remanso Alair Paes landim participa da inauguração do SETAF de juazeiro

Redação Remanso News

Minha Casa, Minha Vida corre risco de ficar sem orçamento, alerta equipe de Temer

Redação Remanso News

Deixe um comentário