8 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Corregedor da Câmara pede suspensão de 3 deputados envolvidos em motim
Destaque Política

Corregedor da Câmara pede suspensão de 3 deputados envolvidos em motim

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Pedidos serão analisados pelo Conselho de Ética e o plenário

A corregedoria da Câmara dos Deputados recomendou nesta sexta-feira (19) a suspensão dos mandatos de três deputados e a aplicação de censura escrita para 14 parlamentares da oposição que participaram do motim no plenário da Casa, no início do mês passado.

Ao finalizar a análise das representações abertas contra os parlamentares, o corregedor da Casa, deputado Diego Coronel (PSD-BA), sugeriu ao Conselho de Ética da Câmara a suspensão do deputado Marcos Pollon (PL-MS) por 90 dias e dos deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS)  e Zé trovão (PL-SC) por 30 dias. Todos são acusados de obstrução da cadeira da Presidência. 

Pollon também é alvo de outro pedido de suspensão por 30 dias, totalizando 120 dias. O deputado foi acusado de fazer declarações difamatórias contra a presidência da Casa.

O corregedor também defendeu a aplicação da pena de censura escrita aos deputados Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marco Feliciano (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Zucco (PL-RS), além de Pollon, Van Hattem e Zé Trovão.

Segundo Diego Coronel, as solicitações de punições ocorreram a partir da análise das imagens internas da Câmara e com base nas argumentações das defesas dos parlamentares.

“O papel da corregedoria é institucional. Atuamos com imparcialidade, analisamos cada conduta de forma individual e cumprimos o nosso compromisso de agilidade, entregando nosso relatório passados 22 dias úteis da representação, ou seja, metade do prazo. Agora, cabe à Mesa decidir sobre as recomendações apresentada”, declarou o corregedor.

De acordo com as regras internas da Câmara, os pedidos de suspensão de mandatos serão analisados pelo Conselho de Ética e o plenário. A aplicação da censura escrita será avaliada pela Mesa Diretora da Casa.

A corregedoria analisou os pedidos de afastamento de deputados do PL, PP e do Novo, enviados pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Fonte: Agência Brasil

Posts relacionados

Dino vence ação contra hospital por morte de filho e doará dinheiro

Redação Remanso News

CNJ decide que candidato negro aprovado em concurso para juiz libera vaga em cota

Redação Remanso News

Pix Parcelado começa a funcionar amanhã (1) com promessa de acesso ao crédito

Redação Remanso News

Ibama Autoriza Chesf a Reduzir Vazão da Barragem de Sobradinho para 900 Metros Cúbicos

Redação Remanso News

Lula é único candidato do PT para 2018, segundo Rui Falcão: ‘Não temos um plano B’

Redação Remanso News

Ministro Luiz Fux pede para deixar Primeira Turma do Supremo

Redação Remanso News

Deixe um comentário