9 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Dino diz que espera atuação da Justiça americana para rever sanções
Destaque Política

Dino diz que espera atuação da Justiça americana para rever sanções

Foto: Gustavo Moreno/STF

Em nota, magistrado prestou solidariedade a Alexandre de Moraes e Viviane Barci, alvos da Lei Magnitsky

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse nesta segunda-feira (22) que espera a atuação da Justiça norte-americana para rever sanções aplicadas ao ministro Alexandre de Moraes e à esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, pelo governo dos Estados Unidos.

Na nota, Dino inicialmente presta solidariedade a Moraes e Viviane. O ministro classificou as sanções como “injusta punição imposta por governo estrangeiro”.

“Lamento que séculos de boas relações culturais entre Brasil e Estados Unidos estejam sendo atingidos de modo tão absurdo”, declarou.

“Temos uma tradição de admiração às instituições jurídicas dos Estados Unidos, especialmente à sua Suprema Corte. Espero que essas mesmas instituições saibam iluminar os caminhos de tão importante Nação, consoante o Direito Internacional, em direção ao respeito à nossa soberania e às famílias brasileiras”, completou Dino.

A sanção da aplicação da Lei Magnitsky contra a esposa e os filhos do ministro Alexandre de Moraes foi divulgada nesta segunda pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Enquanto o advogado-geral da União, Jorge Messias, e outras cinco pessoas tiveram vistos revogados.

Em 30 de julho, o governo norte-americano aplicou a mesma lei contra Moraes. Na legislação norte-americana, a Lei Magnitsky é um mecanismo usado para punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos no exterior.

Em nota, o STF também lamentou as sanções contra os familiares de Moraes. A Corte reiterou que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respeitou o devido processo legal e o amplo direito de defesa, com total publicidade.

“Infelizmente, as autoridades norte-americanas foram convencidas de uma narrativa que não corresponde aos fatos: estamos diante de um julgamento que respeitou o devido processo legal e o amplo direito de defesa, com total publicidade”, diz a nota.

Fonte: CNN Brasil

Posts relacionados

PSDB fecha posição pelo impeachment da presidente Dilma

Redação Remanso News

Com efeitos limitados, saque do FGTS deve impulsionar economia, apontam especialistas

Redação Remanso News

Dilma pode ser presa por delação de Odebrecht, diz coluna

Redação Remanso News

Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF

Redação Remanso News

Noticias da cidade: Com 9 vagas para o Mais Médicos, Remanso tem 7 inscritos em lista parcial

Redação Remanso News

Petrobras muda política e gasolina deve custar menos r$ 0,05 por litro

Redação Remanso News

Deixe um comentário