10 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • STF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz
Destaque

STF manda devolver dinheiro pago a mais na conta de luz

Foto: Divulgação/Reprodução

Rocha Jr: concessionárias aplicavam alíquotas acima do previsto

“Todos os consumidores de energia elétrica do país receberão de volta o que pagaram a maior na conta de luz”. A afirmação é do advogado baiano Jorge Santos Rocha Júnior, sócio da Rocha Assessoria Jurídica, ao revelar que o Supremo Tribunal Federal, baseado na Lei 14.385/2022, considerou

inconstitucional a cobrança de impostos estaduais acima de 17% sobre o fornecimento de energia elétrica.

Até 2021, explicou Rocha Júnior, muitos estados aplicavam alíquotas superiores, o que resultou em cobranças indevidas, “entretanto a Lei 14.385/2022, somente validada em 14 de agosto último, determinou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é responsável por devolver esses valores”.

Ressaltou que esse entendimento alcança os consumidores, que pagaram tarifas de energia elétrica com incidência de ICMS e PIS/Pasep acima do permitido até 2021. “Automaticamente, todos – pessoas físicas e jurídicas – impactados pela cobrança indevida passam a ter direito ao reembolso”.

O pedido de devolução pode ser feito de forma administrativa, obrigando a concessionária de energia a reduzir os valores das 12 contas futuras. “Se não houver o deferimento do requerimento administrativo, nada impede que os usuários busquem o Poder Judiciário”, esclareceu o advogado.

É fácil para o consumidor saber se o desconto (ilegal) vem sendo aplicado, porque este item aparece de forma detalhada na fatura mensal da sua conta de luz. “Geralmente, há uma linha específica, informando o valor devolvido referente ao reembolso de ICMS e PIS/Pasep”, disse Rocha Júnior, acrescentando que, “caso não identifique o desconto, é possível consultar a distribuidora de energia elétrica responsável pelo fornecimento em sua região ou buscar informações para verificar possíveis créditos”. 

Posts relacionados

Operação de drones exige licenças da Anac, Anatel e Decea

Redação Remanso News

Remanso: Bombeiros civis e Socorristas realizaram nesta quarta-feira (14), medição de glicemia capilar e aferição de pressão

Redação Remanso News

Nota Oficial sobre a conservação da ararinha-azul e combate ao circovírus

Redação Remanso News

Campo Alegre de Lourdes: 1ª Exposição e Feira de animais da fazenda Lagoa De Cima II

Redação Remanso News

Auxílio: Cronograma de pagamento da 3ª parcela será anunciado nesta segunda

Redação Remanso News

Agências dos Correios receberão doações de donativos para as vítimas de Brumadinho

Redação Remanso News

Deixe um comentário