30.4 C
Remanso, BR
31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Trump muda nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra
Destaque Mundo

Trump muda nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra

Foto: Kevin Dietsch/Getty Images

Alteração já vinha sendo comentada na imprensa. Medida resgata nomenclatura que era utilizada durante a Segunda Guerra.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta sexta-feira (5/9), um decreto que muda o nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra. O ato foi transmitido pelo canal da Casa Branca no YouTube e o presidente norte-americano aproveitou para fazer comentários sobre atos que ele atribui à questão da segurança.

A mudança no nome do departamento já havia vazado para a imprensa na quinta-feira (4/9). A alteração vinha sendo sinalizada pelo republicano nos últimos dias. “Nós o chamamos de Departamento de Defesa, mas, entre nós, acho que vamos mudar o nome”, declarou o presidente norte-americano antes da alteração ser oficializada.

Ao falar da mudança no nome do departamento nesta sexta, Trump citou que o assunto já vinha sendo debatido internamente e aproveitou para lembrar a operação dos Estados Unidos contra o Irã. No dia 21 de junho deste ano, enquanto o país do oriente médio trocava ataques diretos contra Israel, os norte-americanos realizaram uma ofensiva contra três instalações nucleares iranianas.

“Foi um ataque perfeito e destruiu qualquer possível capacidade nuclear do Irã, o que ninguém queria ver. E nós não íamos tolerar isso”, lembrou Trump nesta sexta.

Segunda Guerra

Trump tem defendido que a nomenclatura Departamento de Guerra resgata a tradição histórica do país, pois foi com esta alcunha que os EUA atuaram na Segunda Guerra Mundial.

“Vencemos a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial — chamava-se Departamento de Guerra e, para mim, é isso mesmo. A defesa faz parte disso, mas tenho a sensação de que vamos mudar”, acrescentou.

O Departamento de Defesa foi criado em 1947, ainda durante o governo de Harry Truman. A estrutura substituiu o antigo Departamento de Guerra. Desde então, passou a ter sob sua alçada as Forças Armadas norte-americanas, com sede no Pentágono.

Fonte: Metrópoles

Posts relacionados

Fumaça densa e cinza cobre Remanso e varias cidades da região

Redação Remanso News

Inscrição para participar de teste dos sistemas de votação e apuração a serem utilizados nas Eleições Gerais de 2026 termina dia 18

Redação Remanso News

Lula chama Hugo e Alcolumbre para assinatura da MP do tarifaço

Redação Remanso News

Vai pegar a estrada? Veja as dicas de segurança

Redação Remanso News

Programa oferece bolsa-auxílio a 4 mil alunos

Redação Remanso News

Planalto rejeita texto na Câmara que mantém escala 6×1

Redação Remanso News

Deixe um comentário