23 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Trump muda nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra
Destaque Mundo

Trump muda nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra

Foto: Kevin Dietsch/Getty Images

Alteração já vinha sendo comentada na imprensa. Medida resgata nomenclatura que era utilizada durante a Segunda Guerra.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta sexta-feira (5/9), um decreto que muda o nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra. O ato foi transmitido pelo canal da Casa Branca no YouTube e o presidente norte-americano aproveitou para fazer comentários sobre atos que ele atribui à questão da segurança.

A mudança no nome do departamento já havia vazado para a imprensa na quinta-feira (4/9). A alteração vinha sendo sinalizada pelo republicano nos últimos dias. “Nós o chamamos de Departamento de Defesa, mas, entre nós, acho que vamos mudar o nome”, declarou o presidente norte-americano antes da alteração ser oficializada.

Ao falar da mudança no nome do departamento nesta sexta, Trump citou que o assunto já vinha sendo debatido internamente e aproveitou para lembrar a operação dos Estados Unidos contra o Irã. No dia 21 de junho deste ano, enquanto o país do oriente médio trocava ataques diretos contra Israel, os norte-americanos realizaram uma ofensiva contra três instalações nucleares iranianas.

“Foi um ataque perfeito e destruiu qualquer possível capacidade nuclear do Irã, o que ninguém queria ver. E nós não íamos tolerar isso”, lembrou Trump nesta sexta.

Segunda Guerra

Trump tem defendido que a nomenclatura Departamento de Guerra resgata a tradição histórica do país, pois foi com esta alcunha que os EUA atuaram na Segunda Guerra Mundial.

“Vencemos a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial — chamava-se Departamento de Guerra e, para mim, é isso mesmo. A defesa faz parte disso, mas tenho a sensação de que vamos mudar”, acrescentou.

O Departamento de Defesa foi criado em 1947, ainda durante o governo de Harry Truman. A estrutura substituiu o antigo Departamento de Guerra. Desde então, passou a ter sob sua alçada as Forças Armadas norte-americanas, com sede no Pentágono.

Fonte: Metrópoles

Posts relacionados

Faça um gol pela infância brasileira! Campanha da LBV mobiliza sociedade a investir em um futuro mais justo

Redação Remanso News

Brasil renova acordo comercial automotivo com Argentina até 2020

Redação Remanso News

Petistas organizam Réveillon ‘com Lula’ ao lado da sede da PF em Curitiba

Redação Remanso News

OMS alerta sobre remédios que afetam segurança na direção; veja quais são

Redação Remanso News

Grupo resgatado em caverna deixa o hospital na quinta

Redação Remanso News

Poliçia Militar Erradica Plantio de Maconha em Sento-Sé

Redação Remanso News

Deixe um comentário