20 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • Pane em serviço de nuvem da Amazon derruba apps no mundo todo
Mundo

Pane em serviço de nuvem da Amazon derruba apps no mundo todo

Falha na nuvem da AWS afetou mais de 500 empresas e derrubou sites e aplicativos como Alexa, Zoom, Duolingo e Fortnite nesta segunda-feira (20).

Foto: Reprodução

Uma falha no serviço de nuvem AWS, da Amazon, causou instabilidades em diversos sites e aplicativos no mundo todo nesta segunda-feira (20). A tecnologia da big tech é usada por várias empresas como Sony, Natura, United Airlines, Booking, Perplexity e Fortnite.

A Amazon começou a identificar o problema ainda na madrugada, por volta das 4h11 (horário de Brasília). “Estamos investigando o aumento nas taxas de erro e de latência em vários serviços da AWS”, disse a companhia pela manhã.

A situação começou a se normalizar por volta das 8h (horário de Brasília), mas ainda há soluções da AWS com instabilidade. Perto das 14h, as reclamações de problema na AWS voltaram a subir no site Downdetector, que monitora instabilidades em sites e apps.

Segundo a agência Reuters, mais de 500 empresas que usam a AWS enfrentam problemas nesta manhã. Entre elas estão a própria Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o app de educação Duolingo.

Problema está em um datacenter nos EUA

A companhia informou que a falha está concentrada na região US-EAST-1, que corresponde ao datacenter da AWS localizado no norte da Virgínia, nos Estados Unidos.

Na página de “Integridade de serviço”, a Amazon também cita “taxas de erro significativas” no DynamoDB, sistema de banco de dados criado pela empresa para aplicações que exigem alta velocidade e estabilidade.

Ele consegue processar grandes volumes de dados e muitas requisições por segundo sem que o usuário precise configurar servidores manualmente.

Mais cedo, a mesma página mencionava ainda que, além do DynamoDB, mais de 60 produtos da AWS foram afetados, todos localizados na região US-EAST-1. Perto das 14h, esse número havia subido para 96 produtos com algum tipo de instabilidade.

Até as 14h13 desta segunda-feira (20), 26 serviços da AWS já apareciam como resolvidos, segundo a empresa.

“Podemos confirmar taxas de erro significativas em solicitações feitas ao serviço DynamoDB na região US-EAST-1. O problema também afeta outros serviços da AWS na mesma área. Nossos engenheiros estão trabalhando para mitigar a falha e entender completamente a causa”, informou a Amazon por volta das 5h30 (horário de Brasília).

“Ao que tudo indica, uma falha no DynamoDB foi a responsável pela interrupção de alguns sistemas”, explica ao g1 Thiago Bordini, diretor de cyber threat intelligence e prevenção a fraudes na BlueDiamond.

“Como essa foi a primeira região criada pela Amazon, em 2006, na Virgínia (EUA), muitas empresas que usam a nuvem da companhia desde então ainda mantêm seus serviços hospedados lá, o que explica o impacto global”, diz Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.
A empresa tem atualmente datacenters em 37 locais do mundo, incluindo um em São Paulo, o único da big tech no Brasil. A maioria está na América do Norte, Europa e Ásia.

Segundo Thiago Ayub, incidentes desse tipo já ocorreram outras vezes e “mesmo as grandes empresas parecem não aprender com essas reincidências”. “Deduzo que, por ficarem muito distantes uns dos outros, técnicos e gestores acabam subestimando o risco e deixam de adotar medidas de backup e redundância para evitar o mesmo problema no futuro”.

A falha na AWS é a primeira grande interrupção da internet desde o problema com a CrowdStrike, em julho do ano passado, que afetou sistemas de hospitais, bancos e aeroportos em várias partes do mundo.

Empresas afetadas

Segundo a agência Reuters, o site Downdetector, que monitora instabilidades em sites e aplicativos no mundo todo, mais de 4 milhões de usuários relataram problemas por causa do incidente. Veja alguns dos serviços impactados:

  • Prime Video
  • Perplexity
  • Fortnite
  • HBO
  • Mercado Livre
  • Mercado Pago
  • Signal
  • Roku
  • Roblox
  • Perplexity
  • Lyft
  • Clash Royale
  • Clash of Clans
  • Coinbase
  • Robinhood

Fonte: g1

Posts relacionados

Nova mutação do novo coronavírus é encontrada na Europa

Redação Remanso News

EUA investigam se coronavírus começou em laboratório chinês

Redação Remanso News

Casa Branca chama encontro de Trump e Putin no Alasca de “histórico

Redação Remanso News

O plano da China para dominar o mundo e se tornar uma superpotência industrial

Redação Remanso News

Finlândia pagará para quem quiser visitar o país e aprender felicidade

Redação Remanso News

Trump defende filha após caso do uso de e-mail pessoal

Redação Remanso News

Deixe um comentário