25 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Prisão de Bolsonaro pode ocorrer ainda em novembro
Destaque

Prisão de Bolsonaro pode ocorrer ainda em novembro

Brasília (DF) 18/05/2023 Ex-presidente, Jair Bolsonaro, na saída do Senado federal após visitar seu filho e senador, Flávio Bolsonaro. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

A prisão de Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses por tentativa de golpe, pode ocorrer ainda em novembro, avaliam advogados que atuam no processo.

Aliados também já se preparam para a ida do ex-presidente para uma unidade prisional no próximo mês.

A previsão é que o STF (Supremo Tribunal Federal) não demore a julgar os embargos, que têm até segunda-feira (27) para serem apresentados pela defesa, e que o trânsito em julgado ocorra, no máximo, até o final de novembro.

A expectativa é que, esgotados os recursos, o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, determine imediatamente o início do cumprimento da pena.

Bolsonaro e outros sete integrantes do núcleo crucial do plano golpista foram condenados no dia 11 de setembro pela Primeira Turma do STF. O acórdão foi publicado nesta quarta-feira (22) e abriu prazo de cinco dias corridos para as defesas recorrerem da condenação.

O ex-presidente está em prisão domiciliar desde agosto. A medida foi aplicada no âmbito do inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.

Em setembro, Bolsonaro não foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República). A defesa, portanto, pediu a revogação da prisão, mas o pedido foi negado por Moraes, que alegou haver outros indícios para a manutenção da prisão cautelar.

Os advogados do ex-presidente devem apresentar pedido para que ele possa cumprir a pena em casa, alegando problemas de saúde decorrentes da facada que sofreu durante ato de campanha em 2018.

Caberá ao ministro Alexandre de Moraes definir onde Bolsonaro cumprirá a pena. As opções são uma sala na sede da PF (Polícia Federal), uma cela especial na Papuda ou uma unidade militar.

Como mostrou a analista de Judiciário Luísa Martins, fontes do STF já preveem para a próxima semana o início do julgamento dos recursos de Bolsonaro e dos demais condenados pelo plano de golpe.

Moraes deverá levar o caso ao plenário virtual, segundo auxiliares. A tendência é que a Primeira Turma rejeite os chamados embargos de declaração.

CNN Brasil/Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Posts relacionados

Prévia da inflação em novembro é a menor taxa para o mês em 21 anos

Redação Remanso News

Bandeira tarifária reduz para amarela a partir de janeiro; conta de energia diminui

Redação Remanso News

Resevatório de sobradinho pode entrar em colapso e compremeter abastecimento de água

Redação Remanso News

Vírus misterioso que paralisa crianças intriga médicos nos EUA

Redação Remanso News

Codevasf pode ser transformada em autarquia

Redação Remanso News

Homem invade agência com galão de gasolina e ameaça atear fogo no local

Redação Remanso News

Deixe um comentário