18 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Zanin vota contra desoneração, mas mantém acordo para compensação
Destaque

Zanin vota contra desoneração, mas mantém acordo para compensação

Julgamento avalia ação do governo que contestou a legalidade da medida

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (17) pela inconstitucionalidade da lei aprovada pelo Congresso Nacional em 2023 para garantir a desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios até 2027.

Apesar do entendimento, o ministro decidiu manter a validade da Lei 14.973/2024, que resultou no acordo entre o Congresso e o governo federal para estabelecer a compensação pelas perdas com a desoneração e permitir a reoneração gradual dos setores a partir deste ano.

O voto do ministro foi proferido no julgamento definitivo (mérito) da ação na qual o governo federal havia contestado a legalidade da desoneração sem a indicação de compensações financeiras da União pela concessão dos benefícios.

Segundo o ministro, o Congresso não indicou o impacto financeiro da desoneração. Zanin citou que a Constituição obriga a indicação da estimativa de impacto financeiro nos casos de propostas legislativas que criem despesas ou renúncia de receita.

“A necessidade de equilíbrio fiscal relaciona-se diretamente com a capacidade de implementar e manter importantes políticas públicas, inclusive aquelas relacionadas à redução das desigualdades sociais. Sendo assim, para que se possa assegurar a concretude dos direitos sociais previstos na Constituição, é fundamental que se preserve o equilíbrio das contas pública”, afirmou o ministro.

A questão é discutida em julgamento virtual do plenário da Corte. A votação ficará aberta até a próxima sexta-feira (24).

Fonte: Agência Brasil

Posts relacionados

TV alemã mostrará riquezas da Serra da Capivara a 15 milhões de europeus

Redação Remanso News

Juazeirense Antônio Bernardo é eleito novo procurador-chefe do MPT-RS

Redação Remanso News

Polícia Militar prende em Pilão Arcado Homem suspeito de estuprar e roubar em Remanso

Redação Remanso News

Muita chuva no Nordeste nos próximos dias

Redação Remanso News

Rio São Francisco: Volume útil da barragem Sobradinho deve ultrapassar 50% nesta terça 3

Redação Remanso News

Comandante da PM-BA e delegado geral deixam cargos

Redação Remanso News

Deixe um comentário