31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Ministro descarta cancelamento do Enem; PF apura possível vazamento de questões
Destaque Educação

Ministro descarta cancelamento do Enem; PF apura possível vazamento de questões

Apesar da posição oficial, grupos de estudantes organizam manifestações em todo o país para pedir a anulação integral do Enem 2025

Foto: Angelo Miguel/MEC.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nas redes sociais que a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 está mantido, negando qualquer possibilidade de cancelamento. “Quero tranquilizar: o Enem continua. Os dois gabaritos já foram divulgados e o resultado final será publicado em janeiro do próximo ano. Portanto, boa sorte”, declarou.

Em vídeo, Santana também comentou o suposto vazamento de questões do exame durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Segundo o ministro, um estudante teria divulgado itens semelhantes aos que apareceram na prova. “O INEP tomou a decisão técnica de anular três itens com o objetivo de garantir isonomia e evitar prejuízo a qualquer participante. É um caso de polícia, e a Polícia Federal já foi acionada para adotar todas as providências necessárias”, afirmou.

Apesar da posição oficial, grupos de estudantes organizam manifestações em todo o país para pedir a anulação integral do Enem 2025. Em Brasília, manifestantes se reuniram em frente à sede do Inep nesta sexta-feira. O movimento reivindica a anulação completa da prova, renovação do banco de itens e responsabilização dos envolvidos no episódio. Também pede mudanças nos pré-testes realizados no âmbito do Prêmio Capes Talento Universitário.

Entenda o caso

Na segunda-feira (17), um dia após a aplicação das provas de matemática e ciências da natureza, viralizou um vídeo em que o estudante de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Edcley Teixeira, apresentava suas apostas para o exame e exibia pelo menos cinco questões com forte semelhança às que foram aplicadas oficialmente.

Diante da repercussão, o Inep divulgou nota reafirmando “a isonomia, a lisura e a validade das provas do Enem 2025”. O instituto anunciou a anulação de três questões do exame e reiterou que “nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025”. Segundo o órgão, as publicações nas redes sociais mostraram apenas “similaridades pontuais entre os itens”.

As questões anuladas tratavam de cálculo de parcelamento, na prova de matemática, e de fotossíntese e do grito, na prova de ciências da natureza. O MEC informou ainda ter acionado a Polícia Federal para investigar possível quebra de confidencialidade ou divulgação indevida de itens sigilosos.

Fonte: Correio Braziliense

Posts relacionados

Eleitor que fizer enquete em redes sociais pode ser multado em até R$ 329 mil

Redação Remanso News

Deputado Federal Daniel Almeida destaca importância de adutora para região norte da Bahia

Redação Remanso News

Pesquisa revela que 73% dos juízes recebem salários acima do teto constitucional

Redação Remanso News

Trump muda nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra

Redação Remanso News

Deputado federal eleito Professor Alcides sofre acidente automobilístico na BR-060

Redação Remanso News

Veja o que abre e fecha em Remanso e cidades da região neste feriado do Dia de Finados

Redação Remanso News

Deixe um comentário