31 de janeiro de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”
Destaque Geral

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”, destacou Lula.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por meio da rede Truth Social, confirmou os ataques contra o território venezuelano.

A Embaixada dos EUA em Bogotá afirmou estar ciente diante das explosões em Caracas e pediu para que nenhum norte-americano viaje até a Venezuela por “nenhum motivo e evite as fronteiras da Venezuela com a Colômbia, o Brasil e a Guiana”.

Desde o início da ofensiva militar norte-americana na região, sob o pretexto de combater o tráfico internacional de drogas, as tensões se prolongaram.
Em meio ao agravamento do cenário, Maduro passou a ser o principal alvo das ameaças de Trump. Isso porque o presidente da Venezuela é apontado como chefe do Cartel de los Soles — grupo recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista internacional.

O presidente brasileiro pediu ainda para que a comunicada internacional, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), responda “de forma vigorosa a esse episódio”.

“O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação”, destacou Lula na rede social X.

Foto reprodução redes sociais

Posts relacionados

Nassau Petrolina incentiva alunos a participarem do Trote Legal

Redação Remanso News

Bancos não funcionam no feriado de Corpus Christi, mas abrem normalmente na sexta-feira (21)

Redação Remanso News

Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo

Redação Remanso News

Banco não pode reter salário de cliente para quitar conta negativa

Redação Remanso News

Lula diz que Brasil não precisa de “intervenções estrangeiras”

Redação Remanso News

Deputado Tum quebra silêncio e denúncia morosidade dos líderes do bloco de Oposição e Governo na ALBA: “querem boicotar a CPI da Coelba”

Redação Remanso News

Deixe um comentário