4 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Prefeita de Sento Sé resolve acabar com a festa de São João
Destaque Petrolina Sento-Sé

Prefeita de Sento Sé resolve acabar com a festa de São João

Aproveito o espaço para manifestar a minha insatisfação contra a gestão municipal de Sento-Sé, a respeito do fim de uma das mais importantes festas populares, o São João.

Sem justificativa prévia a prefeita do município de Sento Sé, Ana Luiza Rodrigues da Silva Passos, resolveu acabar de vez com as comemorações juninas da cidade. A festa que acontecia tradicionalmente de 22 a 29 de junho, na área de lazer da cidade, foi extinta do calendário cultural pela administração municipal. Assessores e pessoas mais próximas do governo, garantem que o revanchismo político é a principal motivação para o fim das comemorações. As festas juninas são manifestações culturais antigas, e sempre estiveram acima das rivalidades político partidárias.

Prestes a completar seis meses de governo, a atual gestão ainda não realizou nenhuma festa pública, e se quer publicou o calendário de eventos. No interior do município a situação é ainda pior, faltam apoio, infraestrutura e incentivo ás culturas locais. Moradores de Bazuá e Riacho dos Paes reclamaram da ausência do poder público municipal nos festejos de Santa Catarina e Santa Rita de Cássia, realizados nos últimos dias 13 e 22/05, respectivamente. A mesma coisa já tinha se repetido em Tombador de Cima, Volta da Serra e Cajuí. A prefeita que se elegeu com a promessa de resgatar os valores culturais, anuncia o enterro de uma tradição secular, deixando a sua população alheia e ignorante ao tema.

Pais, professores e estudantes, se quiserem continuar admirando a maior festa popular do Nordeste, terão que se deslocar para outras cidades, onde a cultura é mantida viva: Os destinos mais comentados são: Petrolina (PE), Jaguarari, Senhor do Bonfim, Irecê e Uauá na Bahia.

Para mim, essa é uma frustação sem precedentes, por que nem todas às pessoas podem se deslocar para outros centros. Gosto mesmo é de curtir o são João na minha cidade natal, dançando quadrilha Junina, comendo milho verde, tomando licor, saltando fogueiras e dançando forró com a vizinhança até o sal raiar.

Pensei que esse ano teríamos o melhor São João de todos os tempos. Com o advento do garimpo gerando renda em abundancia, a economia local em alta e a cidade tomada por visitantes, esse seria o melhor cenário, mas foi puro engano. Começo a perceber que estamos diante de um governo sem comando e sem respeito a sua gente. Entendo que um povo sem cultura é uma nação sem raiz.
Fonte: Blog do Geraldo José | Thiago da Silva Leite, 22 anos, estudante, morador de Sento-Sé

Posts relacionados

Você ajuda. A LBV faz!

Redação Remanso News

Quitação integral de débito pedido por cliente terá que ser emitido por bancos

Redação Remanso News

Bolsonaro deixa domiciliar pela primeira vez para fazer exames em Brasília

Redação Remanso News

Trump diz que deve falar com Lula, mas “não agora”

Redação Remanso News

PEC pode blindar 108 parlamentares; Câmara resgata voto secreto no texto

Redação Remanso News

Municípios podem perder repasse à assistência social

Redação Remanso News

Deixe um comentário