27.8 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Vacinação contra a febre aftosa começa nesta terça-feira (1º) na maioria dos estados
Notícias

Vacinação contra a febre aftosa começa nesta terça-feira (1º) na maioria dos estados

A vacinação de bovinos e búfalos contra febre aftosa começa nesta terça-feira (1º), em todos os estados e no Distrito Federal. A exceção é o Amapá, que concentrará a imunização no período de setembro a novembro, e Santa Catarina, onde a doença foi eliminada. De acordo com o Ministério da Agricultura, o pecuarista que descumprir a medida estará sujeito a autuação e multa, cujo valor varia conforme regras de cada unidade da Federação.

Segundo calendário do ministério, enquanto a maioria dos produtores do país ficará responsável por imunizar todo o rebanho bovino e bubalino, os pecuaristas do Acre, Espírito Santo e Paraná deverão vacinar, nessa primeira fase, os animais com idade até 2 anos, estendendo a imunização aos demais somente em novembro.

Em parte dos estados de Roraima, Rondônia, do Pará e Amazonas, o cronograma de vacinação foi iniciado em março e abril. No caso do Amapá, a imunização, programada entre os dias 5 de setembro e 15 de novembro, deverá contemplar bovinos e búfalos de todas as faixas etárias.

Auditores fiscais do ministério acompanham a cobertura vacinal, verificando, a partir de amostras de sangue, se os animais estão sendo realmente imunizados. Além dessa coleta, os fiscais também conferem a declaração de vacinação e a nota fiscal de compra apresentadas pelos produtores.

Em junho do ano passado, o governo federal já havia anunciado, com o objetivo de reduzir custos, a retirada do sorotipo C da vacina, após o Centro Americano de Febre Aftosa concluir que essa variedade do vírus não circula mais na América do Sul.

Caso o animal manifeste reações à vacina, como algum tipo de lesão vesicular ou sintomas como salivação excessiva e dificuldade de locomoção envolvendo manquejar do animal, o criador deve acionar imediatamente o serviço veterinário oficial.
Agencia Brasil

Posts relacionados

Remanso: Governador Rui Costa declara apoio à pré-candidatura de Zé Filho

Redação Remanso News

Procons orientam consumidores sobre saque do FGTS

Redação Remanso News

Senadores pernambucanos concentram esforços na Transnordestina

Redação Remanso News

Falta de chuvas leva Barragem de Sobradinho a pior cenário em 85 anos

Redação Remanso News

Notícias da cidade: Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre já pertenceram por vários séculos ao estado de Pernambuco

Redação Remanso News

‘AMEAÇA ÀS CLARAS’ Polícia prende homem que ameaçou Bolsonaro em vídeo

Redação Remanso News

Deixe um comentário