30.9 C
Remanso, BR
25 de setembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Municipio de Sento-Sé em Situação de Emergência por Causa da Seca
Destaque Sento-Sé

Municipio de Sento-Sé em Situação de Emergência por Causa da Seca

seca2(1)

O governo do Estado da Bahia homologou através do decreto n° 16.018, publicado na edição do Diário Oficial do Estado, de 24 de março de 2015, a prorrogação por mais 90 dias, o prazo de declaração de situação de emergência, na zona rural do município de Sento-Sé. O prefeito Municipal havia solicitado a homologação no dia 26 de fevereiro, através do decreto n 1.345, mas só depois da avaliação da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), o governador Rui Costa decretou.

Desde 2012, que o município de Sento-Sé vem sofrendo com a estiagem. Esse ano a situação é ainda mais preocupante, por causa da vazão do lago de Sobradinho, que tem apenas 17% da capacidade, e alguns povoados estão até 14 km de distância do rio, dificultando a captação e a distribuição da água para as povoações.

seca(14)

Localidades como: Piçarrão, Traíras, Pau D`arco, Manoelzinho, Cepo de Fora, Anil e Campo Limpo, estão sendo abastecidas por carro pipa. No assentamento Antônio Guilhermino foi aberto um canal para levar água do rio São Francisco para a captação, e abastecer o povoado Retiro de Cima. Comunidades ribeirinhas como Ponta D`água, Cajuí, Itapera, Riacho dos Paes, Capeado, Brejo de Fora, Brejo de Dentro, Café da Rosa, Mergueira e Mulungu, sofrem com a falta de água. Na região da caatinga, conhecida como polígono da seca, a prefeitura mantém o funcionamento diário de 89 sistemas de abastecimento de água, que atendem grandes e pequenas povoações, e o consumo animal, a grande maioria queimando diesel combustível por que não dispões de energia elétrica.

Ascom Sento Sé

Posts relacionados

Cade vai investigar cartel no preço de combustíveis

Redação Remanso News

Carro fumacê reforça o combate ao mosquito da dengue, zika e chikungunya em Remanso

Redação Remanso News

Protestos e até lágrimas marcaram reunião em que Wagner comunicou a bancada que Otto o substituiria como candidato ao governo

Redação Remanso News

A pedido do STF, Tribunais de Contas vão levantar obras paralisadas em todo o país

Redação Remanso News

Remanso: Prefeitura inaugura sede própria do CREAS

Redação Remanso News

Homem invade agência com galão de gasolina e ameaça atear fogo no local

Redação Remanso News

Deixe um comentário