22.8 C
Remanso, BR
1 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Casa Nova
  • Codevasf capacita piscicultores e pescadores artesanais no semiárido baiano
Casa Nova

Codevasf capacita piscicultores e pescadores artesanais no semiárido baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta semana capacitação em beneficiamento e aproveitamento de resíduos de pescado, voltada para piscicultores e pescadores artesanais que desenvolvem atividades no lago artificial da barragem de Sobradinho. A capacitação foi promovida pela 6ª Superintendência Regional da Companhia, localizada em Juazeiro, na região Norte da Bahia.

As aulas teóricas e práticas foram realizadas na Unidade Modular de Beneficiamento de Pescado da Associação de Pescadores e Apicultores de Casa Nova (BA), e reuniram 24 homens e mulheres do município. A capacitação foi ministrada pela piscicultora Maria Aparecida Mendes, conhecida na região como Cida Pescadora em razão do trabalho que desenvolve em piscicultura familiar há mais de 20 anos.

A programação incluiu orientações sobre higiene e boas práticas de manipulação do pescado, evisceração, preparação de itens como hambúrguer de peixe (fishburguer), filé de tilápia, espetinho (ou kafta) e caldo de peixe, assim como sobre transformação de resíduos em matéria prima para alimentação de animais e noções de regulamentação, embalagem e comercialização de produtos.

“A capacitação também deverá ser realizada nas cidades de Curaçá e Sobradinho nos próximos meses, com o objetivo de oferecer aos participantes alternativas para agregar valor ao pescado que produzem e comercializam, além de aproveitar as sobras da produção, que antes eram descartadas, para a obtenção de subprodutos que possam ter valor comercial, como a farinha de peixe, o óleo retirado das vísceras e o couro, que já tem seu lugar no mercado artesanal”, afirma Marcel Assunção, engenheiro de pesca da Codevasf que acompanha a realização do curso.

“O aproveitamento das sobras de uma filetagem do peixe, por exemplo, que antes eram descartadas sem controle adequado, podem servir de matéria prima para a composição de novos subprodutos para comercialização, o que pode aumentar a renda familiar”, acrescenta Assunção.

A capacitação em beneficiamento e aproveitamento de pescado foi promovida pela Unidade de Desenvolvimento Territorial – vinculada à Gerência Regional de Revitalização – da Codevasf em Juazeiro. Ao final do curso foi realizada uma feirinha para exibição dos produtos. No encerramento das aulas houve entrega de certificados e degustação para convidados.

Maria Aparecida, a Cida Pescadora, é responsável pelo desenvolvimento de produtos oriundos da piscicultura e da pesca artesanal, muitos deles voltados para comercialização em supermercados e bares e composição de merenda escolar, como o biscoito produzido com farinha de tilápia e vendido em forma de peixe. Segunda Cida, o produto atrai a atenção e a preferência das crianças. O biscoito é rico em cálcio, fósforo, ferro, proteínas e ômega 3. O defumado e a farinha feita com espinha do peixe são outros produtos que ela desenvolveu e que já possuem certificação sanitária.

A relação de Cida com a Codevasf começou com a implantação de um projeto de piscicultura no lago artificial da barragem da hidrelétrica de Sobradinho no final da década de 1990. A alagoana foi uma das integrantes do primeiro grupo de homens e mulheres interessados em desenvolver a atividade com o apoio da Companhia.

Hoje há registro de ao menos 11 associações de piscicultores e 14 produtores independentes atuando no lago, com produção média estimada em 80 toneladas de peixe por ano. A tilápia é o foco da produção em tanque rede; ela pode ser comercializada após o período de oito a doze meses de criação. A distribuição ocorrea em mercados regionais e cidades como Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, Casa Nova, Senhor do Bonfim e até Salvador, na Bahia.

Ascom Codevasf Foto Ilustrativa

Posts relacionados

Policia prende autor de homicídio em Pau a Pique

Redação Remanso News

INMET emite alerta reportando riscos de chuvas intensas, Casa Nova e Sento Sé, estão na lista de áreas em alerta Confira

Redação Remanso News

Casa Nova: Estudantes dão exemplo de solidariedade

Redação Remanso News

Mulher é presa por tráfico de drogas em Casa Nova (BA)

Redação Remanso News

Prefeitura de Casa Nova suspende abertura dos Jogos Escolares em respeito ao falecimento de estudante

Redação Remanso News

Casa Nova: Servidores municipais realizam assembleia e decidem fazer nova paralisação da categoria dia (30) deste mês

Redação Remanso News

Deixe um comentário