25.2 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Política
  • Barroso é o novo presidente do TSE: “Eleição depende da pandemia”
Política

Barroso é o novo presidente do TSE: “Eleição depende da pandemia”

ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito para a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na manhã desta quinta-feira (16/04). Ele assume o posto a partir de maio. Segundo ele, a realização das eleições municipais deste ano dependem da pandemia do novo coronavírus.

Conforme a Constituição, o presidente do TSE é eleito pelos sete ministros que compõem a Corte. Numa tradição que remonta à primeira metade do século XX, porém, o escolhido é sempre o vice-presidente. Barroso permanece no cargo até fevereiro de 2022.

O ministro Edson Fachin foi eleito o vice-presidente da Corte.

No discurso de agradecimento à sua condução à presidência do tribunal, Barroso manifestou preocupação com a saúde da população por causa da pandemia e do possível adiamento das eleições municipais marcadas para outubro.

“Nossa maior preocupação é com a saúde da população. Se não houver condições de segurança para realizar as eleições, como conversamos [ministros do TSE] em reunião informal e administrativa, nós evidentemente teremos que considerar o adiamento pelo prazo mínimo indispensável para que possam realizar-se com segurança.”, disse o ministro.

Barroso disse que o TSE não apoia a unificação das eleições municipais deste ano com as de 2022, quando serão escolhidos o presidente da República e os governadores.

“Não apoiamos o cancelamento de eleições [de 2020] para que venha a coincidir com 2022. Nós consideramos que as eleições são um rito vital para a democracia, portanto, assim que as condições de saúde permitirem, nós devemos realizar as eleições”.

Metrópoles

Posts relacionados

Lista fechada seria definida por políticos na mira da Lava Jato

Redação Remanso News

Lula pousa em Salvador

Redação Remanso News

Isaac Carvalho não foi diplomado pelo TRE-BA

Redação Remanso News

Bolsonaro sobre decreto das armas: ‘sai em janeiro com toda a certeza’

Redação Remanso News

Justiça precisa ficar de olho na milícia digital patrocinada por candidatos

Redação Remanso News

PT pretende realizar manifestação durante novo depoimento de Lula a Moro

Redação Remanso News

Deixe um comentário