21.9 C
Remanso, BR
27 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Política
  • Barroso é o novo presidente do TSE: “Eleição depende da pandemia”
Política

Barroso é o novo presidente do TSE: “Eleição depende da pandemia”

ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito para a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na manhã desta quinta-feira (16/04). Ele assume o posto a partir de maio. Segundo ele, a realização das eleições municipais deste ano dependem da pandemia do novo coronavírus.

Conforme a Constituição, o presidente do TSE é eleito pelos sete ministros que compõem a Corte. Numa tradição que remonta à primeira metade do século XX, porém, o escolhido é sempre o vice-presidente. Barroso permanece no cargo até fevereiro de 2022.

O ministro Edson Fachin foi eleito o vice-presidente da Corte.

No discurso de agradecimento à sua condução à presidência do tribunal, Barroso manifestou preocupação com a saúde da população por causa da pandemia e do possível adiamento das eleições municipais marcadas para outubro.

“Nossa maior preocupação é com a saúde da população. Se não houver condições de segurança para realizar as eleições, como conversamos [ministros do TSE] em reunião informal e administrativa, nós evidentemente teremos que considerar o adiamento pelo prazo mínimo indispensável para que possam realizar-se com segurança.”, disse o ministro.

Barroso disse que o TSE não apoia a unificação das eleições municipais deste ano com as de 2022, quando serão escolhidos o presidente da República e os governadores.

“Não apoiamos o cancelamento de eleições [de 2020] para que venha a coincidir com 2022. Nós consideramos que as eleições são um rito vital para a democracia, portanto, assim que as condições de saúde permitirem, nós devemos realizar as eleições”.

Metrópoles

Posts relacionados

TCU vai investigar uso indevido da Lei Rouanet em ato de Lula e Boulos

Redação Remanso News

Por que mulher de Alexandre de Moraes ficou de fora das sanções de Trump

Redação Remanso News

Dilma Roussef diz que Miriam Leitão reconhece ilegalidade de impeachment de 2016 em artigo: “Sincericídio tardio”

Redação Remanso News

Lula Exonera Aleluia E Nomeia Rui E Outros Aliados Para Conselho De Itaipu; Confira

Redação Remanso News

Eduardo Bolsonaro diz que esposa teve contas bloqueadas pelo STF

Redação Remanso News

PEN deve apresentar Bolsonaro como candidato à Presidência; filiação não é oficial

Redação Remanso News

Deixe um comentário