30.6 C
Remanso, BR
10 de setembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Conta de energia estará mais barata a partir de janeiro
Destaque

Conta de energia estará mais barata a partir de janeiro

Os consumidores brasileiros terão um alívio na conta de energia em 2021. A bandeira tarifária, que está vermelha no patamar 2, será amarela em janeiro, anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa um custo extra de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Para efeito de comparação, o patamar 2 da bandeira vermelha representa acréscimo de R$ 6,243 a cada 100 kWh.

Segundo o órgão regulador, que determina qual bandeira é acionada, a previsão hidrológica para janeiro do ano que vem sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse cenário levou ao incremento no patamar da produção hidrelétrica, com a consequente redução nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), e no preço da energia (PLD) em relação ao mês passado. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. Durante a pandemia, a Aneel congelou as bandeiras na sinalização verde e só voltou a acioná-las em dezembro, direto para o patamar mais alto.

Fonte: Diário de Pernambuco

Posts relacionados

Pesquisa: 76% dos hospitais não têm condições de atender pacientes com AVC

Redação Remanso News

App do INSS mostra quanto tempo falta para o trabalhador se aposentar

Redação Remanso News

“Não é hora de retirar as máscaras”, diz Teresa Paim sobre a suspensão da obrigatoriedade

Redação Remanso News

PRÉDIO DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE JUAZEIRO É ROUBADO

Redação Remanso News

Especialistas apontam que é preciso um alerta permanente para impossibilitar poluição do rio São Francisco

Redação Remanso News

GUERRA NA UCRÂNIA: Para isolar Rússia, EUA estudam comprar petróleo da Venezuela

Redação Remanso News

Deixe um comentário