31.5 C
Remanso, BR
6 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Reunião entre Governo da Bahia e APLB termina sem acordo sobre retomada das aulas semipresenciais no Estado
Bahia

Reunião entre Governo da Bahia e APLB termina sem acordo sobre retomada das aulas semipresenciais no Estado

Tentando chegar a um acordo sobre o retorno das aulas semipresenciais na Bahia, a direção da APLB-Sindicato se reuniu na tarde desta quarta-feira (11), com os secretários da Educação e Relações Institucionais do governo do Estado, Jerônimo Rodrigues e Luiz Caetano. Apesar da reunião, o empasse continua. Enquanto o governo da Bahia decidiu continuar com as aulas presenciais, já a categoria dos trabalhadores da Educação mantém a posição de só retornar às escolas após a imunização total, com as duas doses da vacina.

“Pedimos ao governo que garantisse a conclusão da vacinação dos profissionais de ensino até o dia 10 de setembro, mas não houve acordo. O governador segue irredutível na decisão de manter as escolas abertas, mesmo sem estrutura nas unidades e vários casos de contaminação de professores e alunos após a volta presencial”, disse Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB.

Segundo ele, a entidade vai reunir a categoria ainda esta semana para dar novos encaminhamentos e orientações. “Enquanto isso, a posição é de não voltar enquanto o ciclo de vacinação não for finalizado”, concluiu.

Já o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que as aulas semipresenciais acontecem em um momento favorável, de queda nos indicadores da Covid-19 na Bahia e enfatizou o avanço da vacinação para a população, bem como para os educadores e trabalhadores  da Educação. Lembrou que 100% dos profissionais da Educação na ativa e acima de 18 anos já podem ser vacinados. E ressaltou o rigor nos protocolos de biossegurança nas escolas.

“A escola é um ambiente de acolhimento e de afeto. Nestas primeiras semanas de aulas semipresenciais, temos presenciado a chegada e a permanência dos estudantes nas escolas, com todo zelo e cuidado. E continuamos cumprindo o nosso papel de dialogar sempre com a APLB, para garantir a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou o secretário Jerônimo.

A APLB busca na justiça a manutenção das aulas remotas,  sem prejuízos salariais para os educadores. A entidade havia solicitado também do executivo estadual o quadro de vacinação do público da Educação. Mas, apesar da promessa de entregar hoje, os secretários não apresentaram o relatório, alegando a não conclusão dos dados.

Aulas

Dia 26 de julho foi o primeiro dia de retomada das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino. Neste primeiro momento, apenas as aulas do ensino médio foram retomadas no modelo híbrido (online e presencial).

O retorno foi programado para acontecer com as turmas divididas pela metade, dando seguimento ao protocolo de manter 50% da capacidade das salas de aula. Além disso, a escola deve aferir a temperatura de todos que entram na instituição, e o uso de máscara é obrigatório.

RedeGN / foto: divulgação-APLB

Posts relacionados

Criança de seis anos morre após casa de taipa desabar em Barreiras

Redação Remanso News

Durante reunião com Carlinhos Brown, Rui Costa diz que planeja levar carnaval para o interior da Bahia

Redação Remanso News

Ações da PF combatem fraudes em licitações na BA; prejuízo chega a R$ 34 mi

Redação Remanso News

Número de mortes por H1N1 na Bahia sobe para 29; estado teve 246 casos até o início do mês

Redação Remanso News

Eleição na UPB registra total de votos maior do que há dois anos e registra apenas um incidente

Redação Remanso News

Juiz renova lei que pune pais de alunos que ‘matam aula’

Redação Remanso News

Deixe um comentário