24.5 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Justiça impede Sindicado dos Trabalhadores Rurais de cobrar por serviços jurídicos
Destaque

Justiça impede Sindicado dos Trabalhadores Rurais de cobrar por serviços jurídicos

Sindicato Rural de Perdizes foi processado por exigir pagamento de honorários advocatícios de cerca de 100 trabalhadores

canavial-trabalhadores-rurais-409x307

O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve, na Vara do Trabalho de Araxá (MG), liminar que suspendeu a cobrança de honorários advocatícios de cerca de 100 trabalhadores que receberam assistência jurídica do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Perdizes.

Para impedir a cobrança ilegal, o MPT ingressou com a ação civil pública e obteve liminar para o bloqueio judicial de 30% de qualquer pagamento relativo ao processo ajuizado pelos trabalhadores. “O sindicato já havia peticionado à Justiça para a efetivação do depósito em separado deste percentual. Com a liminar, conseguimos reter essas quantias em juízo, até o trânsito final da ação”, explica o procurador do Trabalho Rodney Souza, à frente do caso.

A decisão, concedida pela Juíza Raquel Lage, proíbe o sindicato e os advogados de efetuarem diretamente a cobrança, bem como de levar a protesto ou inscrever o nome de qualquer trabalhador substituído em serviços de proteção ao crédito.

Irregularidade – Os advogados da entidade firmaram um contrato com os trabalhadores prevendo o pagamento equivalente a 30% do crédito individual (cerca de R$ 400 mil). A lei determina, entretanto, que somente o sindicato está obrigado ao pagamento, devendo o serviço de assistência judiciária ser prestada sem custo para o empregado. A liminar obtida pelo MPT determina que o valor não pode ser exigido dos trabalhadores até decisão final da ação.

 

Posts relacionados

Prazo para prova de vida acaba dia 30 para aposentados e pensionistas

Redação Remanso News

Remanso: Campanha “Natal sem Fome” realizada pela 25º CIPM arrecada mais de 02 toneladas em alimentos, e beneficia 207 famílias carentes

Redação Remanso News

Sobradinho e mais 20 prefeituras têm contas aprovadas pelo TCM

Redação Remanso News

Ministra do STF nega pedido de filho de Lula para ter acesso a investigação

Redação Remanso News

Trabalhador que parou de pagar INSS poderá pedir aposentadoria

Redação Remanso News

Covid-19: Ministro do STF decide que estados e municípios não podem proibir cultos e missas

Redação Remanso News

Deixe um comentário